Diretor de Anora, vencedor do Oscar de Melhor Filme, é acusado de plágio: “Ele só faria isso se achasse que a gente não valia nada”
Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Cineasta teve contato com projeto idealizado há quase dez anos.

Marcado como uma das edições mais emblemáticas da história do Oscar, especialmente para os brasileiros, a premiação segue rendendo frutos após a cerimônia do último domingo (03). Publicações em uma rede social foram o foco inicial de uma nova polêmica: o suposto plágio de Sean Baker para a criação de Anora.

Em alguns posts no Bluesky, Emily Warfield afirma que o longa que conquistou 5 estatuetas de ouro no fim de semana se baseia em "The skill set", projeto de Alana Massey. "Baker roubou os personagens, o cenário, os temas e o tom de uma pequena produção feita por trabalhadoras do sexo da qual participei em 2015, e que foi compartilhada com ele em 2016 para pedir seu conselho”, disse ela em postagens que também chegaram ao Twitter (X).

Neon
Oscar 2025: Confira a lista completa de vencedores; Ainda Estou Aqui levou um prêmio

O projeto chegou a tomar forma em 2017, mas não seguiu com o desenvolvimento desejado. “Não vou ter medo do que pode acontecer só porque um twinkzinho da Geração X, de cabelo seboso, tem uma estatueta e dinheiro para advogados”, continua ela. “Não mudar o nome da Annie ou a aparência dos personagens principais é tão audacioso e desnecessário, ele só faria isso se realmente achasse que a gente não era nada.”

A atriz ainda relata que acredita ser a inspiração para o design de Anora. Durante a série de publicações, ela ainda afirma se sentir traída pelo cineasta, que tem o histórico de trabalhar com a temática vista no longa em outras produções.

Well since this is blowing up: check out the proof of concept trailer. It is *very* 2015 but you can tell how much funnier and cooler ours would’ve been with the right institutional backing vimeo.com/196761252

[image or embed]

— EDW, Defiant Jazz Era (@emilydwarfield.bsky.social) March 5, 2025 at 5:02 AM
Anora: A técnica simples e eficaz de Mikey Madison para lidar com cenas de nudez do filme cotado para o Oscar 2025

“A pessoa que viveu a experiência, escreveu a bíblia da série, filmou um piloto, tentou vender esse piloto e ainda compartilhou o piloto no Twitter, provavelmente merece alguma coisa”, disse Cheyenne Picardo, diretora do teaser. “Também há evidências públicas diretas de que os dois se comunicaram diretamente. (Para deixar claro, isso não tem nada a ver com algo que eu escrevi. Mas se roubam de um de nós, vão continuar roubando)”, comentou ela.

Até o momento, Sean Baker não se pronunciou sobre as acusações. Vencedor de 5 categorias do Oscar 2025, incluindo Melhor Filme, Diretor e Atriz (Mikey Madison), Anora segue em cartaz nos cinemas.

facebook Tweet
Links relacionados