2025 marca o 40º aniversário de uma das mais queridas sagas de ficção científica da história: De Volta para o Futuro. Lançado em 1985 sob a direção de Robert Zemeckis, o longa-metragem foi responsável por cativar uma base fiel de fãs, contando a história de um jovem e um peculiar cientista que brincam de senhores do tempo.
Quatro décadas depois, é impossível imaginar outros rostos interpretando Marty McFly e o Dr. Emmet Brown, personagens vividos brilhantemente por Michael J. Fox e Christopher Lloyd. Entretanto, notícias antigas dão conta de que nosso McFly, originalmente, não seria estrelado por J. Fox, e sim, pelo ator Eric Stoltz.
Para se ter ideia, Stoltz chegou a filmar quase todas as cenas do personagem, mas depois de 14 semanas de gravação, Zemeckis percebeu que ele não era o nome certo para o papel. Desta forma, a direção procurou e conseguiu convencer J. Fox a assumir o cargo de McFly - mas o movimento causou alguns conflitos no set.
A personagem de De Volta para o Futuro 2 cujo rosto está sempre escondido - e há um bom motivo para issoA demissão de Stoltz foi recebida com perplexidade por alguns membros do elenco de De Volta para o Futuro. Lloyd admitiu durante uma entrevista passada para a GQ que não sabia se conseguiria regravar as tomadas com o novo ator, ponto que o deixou extremamente preocupado.
Por sua vez, Lea Thompson, que interpretou Lorraine, a mãe de Marty, mais tarde confessou que não aceitou muito bem a mudança. Por um lado, Thompson era grande amiga de Stoltz, e por outro, não considerava J. Fox um ator de talento suficiente para o papel - ele era majoritariamente conhecido por seus trabalhos na televisão.
“Lembro-me de ficar muito arrogante porque havia uma grande divisão entre estrelas de cinema e estrelas de TV na época”, revelou Thompson durante presença no podcast Still Here Hollywood, em 2024. “Lembro-me de pensar: ‘Ele é apenas uma estrela de TV e eu sou uma estrela de cinema.' Então, acho que demorou um pouco para eu me acostumar com ele”, acrescentou.
Para a felicidade de todos, no fim das contas, ambos os astros acabaram se dando muito bem - e a escolha por J. Fox se mostrou bastante acertada.
"Ele era muito engraçado e divertido de atuar", ela admitiu sobre os efeitos posteriores. "Eu tinha feito algumas cenas com Eric e depois as fiz com Michael, então pude ver que eram cenas completamente diferentes”, finalizou.