Todos os anos, são lançados novos títulos de fantasia e aventura sobre o Rei Arthur e/ou os Cavaleiros da Távola Redonda. Mais recentemente, por exemplo, tivemos o filme The Green Knight e a série The Winter King. Em 2004, o especialista em ação Antoine Fuqua (Dia de Treinamento) contribuiu com um blockbuster semi-histórico e realista com Rei Arthur, que você pode assistir em streaming no Disney+.
Qual é a história de Rei Arthur, de Antoine Fuqua?
Em Rei Arthur, o lendário rei baseado em poemas galeses do século VI é reinterpretado como um soldado romano que, no decorrer da trama, decide lutar pelo bem da Grã-Bretanha. A ação se passa no ano 400, quando o Império Romano se espalhou pelo país, onde Arthur (Clive Owen) está alocado na Muralha de Adriano.
Lá, ele luta contra os celtas com os companheiros Lancelot (Ioan Gruffudd) e Galahad (Hugh Dancy), e precisa salvar uma família romana dos invasores saxões. Nesse processo, ele conhece a escrava libertada Guinevere (Keira Knightley), o que complica seu relacionamento com Lancelot.
Buena Vista
Você já deve ter desconfiado ao ler essas linhas: esse filme do Rei Arthur não tem nada a ver com fatos históricos ou com a conhecida lenda arturiana. Em vez disso, a regra aqui é: sem cérebro, sem espada.
O orçamento de 120 milhões de dólares na época (via Box Office Mojo) não foi gasto apenas com as grandes estrelas – que também inclui Mads Mikkelsen como Tristão, Joel Egerton como Gawain e Til Schweiger como Cynric. A réplica da Muralha de Adriano erguida na Irlanda também foi luxuosa, e o cenário gigantesco do filme causa uma boa impressão.