"O primeiro herói de ação gay": Diretor de Carga Explosiva diz que incluiu subtexto homossexual no filme de Jason Statham
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Louis Leterrier não queria fazer "um filme no estilo de Steven Seagal".

Rápido: cite o nome de três filmes com heróis de ação assumidamente gays. Se sua mente ficou em branco, é compreensível - a falta de representatividade entre os protagonistas de certos tipos de grandes produções continua sendo mais do que notável. Mas podemos ter esquecido um caso escondido à vista de todos: Frank Martin, o personagem principal da trilogia Carga Explosiva. Ou pelo menos é o que afirma o diretor que iniciou a franquia.

Ser ou não ser

Louis Leterrier, por trás dos dois primeiros filmes da franquia, revelou que o motorista interpretado por Jason Statham é homossexual.

Leterrier (que também dirigiu O Incrível Hulk e Velozes & Furiosos 10) disse em uma entrevista ao Los Angeles Times que decidiu criar um subtexto gay na saga para evitar fazer "um filme no estilo Steven Seagal".

EuropaCorp

"Se você for ao cinema sabendo que ele é gay, é muito mais divertido. Ele é ótimo, o primeiro herói de ação gay! Fãs de ação geralmente são muito homofóbicos. Você vê esses caras durões dizendo, 'Carga Explosiva, esse é um bom filme!' Se ao menos eles soubessem que estavam torcendo por um novo tipo de herói de ação."

Além disso, Leterrier destacou o momento em Carga Explosiva 2 quando o bom e velho Frank rejeita as investidas de Audrey Billings (Amber Valletta) usando a frase: "É por causa de quem eu sou". Segundo o cineasta, esse diálogo está ali para esclarecer sua sexualidade: "É ele saindo do armário!"

Carga Explosiva
Carga Explosiva
Data de lançamento 6 de dezembro de 2002 | 1h 32min
Criador(es): Corey Yuen, Louis Leterrier
Com Jason Statham, François Berléand, Shu Qi
Usuários
4,2

No entanto, o astro da saga não concordou nem um pouco com a declaração do diretor, se levarmos em conta as declarações que ele fez sobre o assunto: "É só Lou-Lou tentando ser engraçado", disse Statham. "Embora ele tenha me dito: 'Na segunda parte você se torna o ícone gay'."

facebook Tweet
Links relacionados