Nos últimos anos, a MAPPA quase, quase se especializou em animes de ação de um tom um tanto sombrio, como Jujutsu Kaisen e Chainsaw Man, que se concentravam em adaptar sucessos shonen de ação. Embora ainda sejam suas obras mais reconhecidas, parece que no estúdio estão tentando mudar gradualmente com seus novos projetos.
Primeiro veio o remake de Ranma 1/2, muito mais colorido e leve, este mês estreia nos cinemas o novo filme de A Rosa de Versalhes... e também começou o primeiro anime original do estúdio em muito tempo: Zenshu, que acaba de estrear na Crunchyroll.
A inspiração está em qualquer lugar
Zenshu é o nome que recebem os rascunhos em animação, em uma das primeiríssimas fases de produção. Então o nome cai como uma luva para este anime.
Esta é a história de Natsuko Hirose, uma jovem diretora de anime que rapidamente se tornou uma das grandes promessas da indústria. Mas como não tem experiências no amor, está irremediavelmente empacada com seu novo projeto, uma comédia romântica.
Enquanto Natsuko reflete sobre seu atual problemão, ela se lembra de um de seus filmes favoritos da infância... com o azar (ou sorte) de que aparentemente morre após se intoxicar com uma comida, e quando acorda foi transportada para o enredo do referido filme. E, o que é mais, com seus poderes de animadora pode influenciar a história e mudá-la como quiser.
Mappa
Mudança de papéis
A verdade é que originalmente Zenshu era planejado como um anime focado nos bastidores de um estúdio de animação, e havia quem esperasse que fosse ser uma espécie de Bakuman do anime. Mas a MAPPA nos deu uma surpresa enorme fazendo um novo isekai, mas com uma abordagem bastante divertida.
Embora à primeira vista pareça a menina de O Chamado, na realidade Natsuko é bastante destemida e não tem problemas em se meter onde não é chamada. Especialmente para enfrentar os heróis de sua infância e assumir que agora foi "isekaiada" para um mundo de fantasia.
Zenshu começou de uma maneira curiosa, nos apresentando uma história de fantasia fadada ao desastre com uma protagonista que agora tem todo o controle que não tinha no mundo real. Teremos que ver onde isso nos leva, mas a história vem da mão de Kimiko Ueno, roteirista de Space Dandy e Delicious in Dungeon, então talvez valha a pena dar um voto de confiança.
Mappa
A MAPPA também continua se diferenciando com seu novo estilo visual, mais semelhante ao de Ranma 1/2 e Oblivion Battery do que seus dramas sombrios. E embora a animação em si seja relativamente simples, nos deixa algumas sequências tremendas perto do final do episódio quando Natsuko descobre todo o seu verdadeiro potencial.
Zenshu por enquanto promete ser um anime muito interessante de seguir nesta temporada. Com seus momentos muito meta do mundo da animação, e uma abordagem um tanto maluca, mas que pode dar muito jogo. Pelo menos desperta a curiosidade para ver como uma animadora se sai quando é a protagonista de um anime.
*Conteúdo Global do AdoroCinema