Se você é um verdadeiro fã da saga O Senhor dos Anéis adaptada da obra de J.R.R. Tolkien, provavelmente já conhece todos os lugares onde é preciso pausar para impressionar aqueles que redescobrem a trilogia em sua companhia.
Às 3 horas, 5 minutos e 40 segundos...
No entanto, por mais especialista em Terra Média que você seja, há grandes chances de que você tenha deixado passar a aparição muito furtiva de um personagem importante durante a Batalha do Abismo de Helm, no final de As Duas Torres.
Faça uma pausa na imagem às 3 horas, 5 minutos e 40 segundos da versão estendida do filme, no momento em que o exército de Rohan é sobrecarregado pelas tropas de Saruman e se vê forçado a recuar para o bastião da fortaleza. Neste plano geral espetacular, observe bem o canto superior direito da sua tela, logo acima da ameia danificada e logo abaixo da escada.
...Arwen está no Abismo de Helm!
Você poderá ver uma silhueta que contrasta consideravelmente com as dos outros soldados. Armada com um arco, vestida com um longo vestido vermelho, é de fato a única mulher presente nas muralhas. E não é qualquer uma, já que é... Arwen!
New Line Cinema
Mas o que a dama élfica está fazendo no meio da batalha do Abismo de Helm quando nunca a vemos deixar Rivendell no resto do filme? Bem, saiba que originalmente, Peter Jackson e os roteiristas de O Senhor dos Anéis tinham a firme intenção de trazer a heroína interpretada por Liv Tyler para Helm, com o objetivo de reforçar seu romance com Aragorn.
Nos extras da edição em DVD, relatados por um artigo do Den of Geek, o diretor Peter Jackson explica:
"Inicialmente, pensávamos que era uma excelente oportunidade para Arwen reaparecer e que houvesse outra conexão entre ela e Aragorn, porque nosso verdadeiro problema era de ordem geográfica, tínhamos um romance entre dois personagens que não estavam no mesmo lugar. (...) Nossa solução era trazer Arwen com os Elfos e fazê-la participar do Abismo de Helm".
"Você não precisa colocar uma espada nas mãos dela"
Foi assim que Liv Tyler participou das filmagens da famosa batalha, e isso explica por que podemos vê-la de maneira muito fugaz em alguns planos da cena. No entanto, além dessas aparições voláteis, a performance da atriz foi totalmente cortada da sequência, por uma razão bem específica.
Como explicou o produtor Barrie Osborne, alguns fãs de O Senhor dos Anéis reagiram fortemente após terem conhecimento da decisão, já que Arwen não participa da batalha na obra original.
New Line Cinema
Ainda segundo o artigo do Den of Geek, Liv Tyler, que guarda uma péssima lembrança de certos comentários dirigidos a ela sobre a cena, também ficou aliviada quando os produtores decidiram voltar atrás:
"Foi só durante a segunda parte das filmagens, quando começamos a mudar tudo e voltamos a quem Arwen realmente era (...) que me senti realmente livre e feliz, que eu saltitava no set", ela declarou nos extras do filme.
"Voltamos ao livro e aos apêndices, e percebemos que não precisávamos colocar uma espada nas mãos dela para torná-la um personagem forte. (...) Ela é uma mulher incrivelmente forte e corajosa, cheia de fé e esperança, e isso era suficiente".
Como curiosidade, lembremos também que na obra original de Tolkien, ao contrário do que vemos em A Sociedade do Anel de Peter Jackson, não era Arwen, mas o Elfo Glorfindel que vinha ajudar Frodo contra os Cavaleiros Negros, logo antes do Hobbit chegar a Rivendell.
*Conteúdo Global do AdoroCinema