Christoph Waltz tornou-se uma estrela mundial graças a Bastardos Inglórios. O diretor Quentin Tarantino reconheceu seu talento e o escalou como o vilão do filme, Hans Landa, mas ele guardou para si o conhecimento de sua nova descoberta pelo maior tempo possível. Assim, para manter a tensão entre o elenco e obter reações autênticas de seus atores durante as filmagens, Tarantino usou uma estratégia incomum.
Tarantino escondeu o verdadeiro talento de Waltz até as filmagens
Normalmente, o elenco se reúne pela primeira vez para um ensaio de leitura e, em seguida, os atores ensaiam suas falas juntos antes do início das filmagens. Na audição, Tarantino ficou tão surpreso com a performance de Waltz que planejou uma mudança na preparação.
Universal Pictures International
Ele explicou como fez isso durante sua participação no podcast The Moment, de Brian Koppelman, em 2021. Segundo o cineasta, seu plano era chocar suas estrelas:
Eu me encontrei com Christoph antes de irmos para a grande leitura do roteiro com o elenco e disse a ele: ‘Não estou fazendo isso para fazer jogos perversos... Todos estão muito curiosos para saber quem interpretará Hans Landa. Não quero que você seja ruim na leitura do roteiro, mas quero que seja muito contido’.
Waltz não deveria mostrar seu verdadeiro talento ao restante do elenco logo de cara. Mas isso foi apenas o começo do segredo. Depois de atender ao pedido de Tarantino, ele já tinha a próxima tarefa:
“Com isso em mente, não quero que você ensaie com os outros atores antes das filmagens, com exceção do fazendeiro francês. Não quero que Diane Kruger ou Brad Pitt conheçam suas habilidades até que as câmeras estejam rodando”, continuou o diretor.
Waltz também concordou com isso, com a condição de que ele pudesse pelo menos ensaiar com o próprio Tarantino. É claro que o diretor ficou feliz em atender ao pedido. Como resultado, apenas Tarantino e Denis Ménochet, que interpretou o fazendeiro francês LaPadite, sabiam da atuação de Waltz, de modo que os outros atores não estavam preparados para a intensidade e a habilidade com que ele interpretaria seu Hans Landa.
Assim, as reações a ele puderam ser capturadas de forma muito mais autêntica. E os inúmeros prêmios que Christoph Waltz recebeu por seu papel falam da qualidade de seu trabalho.