Depois de já ter interpretado Han Solo, personagem icônico do cinema criado por George Lucas, Harrison Ford finalmente se tornou imortal como Indiana Jones. O ator, agora com 82 anos, apareceu em seu papel característico como o aventureiro com chapéu e chicote em um total de cinco filmes.
Mas mesmo já sendo uma estrela graças a Star Wars, havia outros atores além de Ford que poderiam ter sido considerados para o papel do que talvez seja o arqueólogo mais famoso da história do cinema, incluindo Harry Hamlin, que estava apenas começando sua carreira — e agora aparece principalmente em séries de TV depois de não conseguir fazer sucesso no cinema.

Seu maior papel no cinema foi como Perseu na aventura de fantasia Fúria de Titãs (1981). Mas como teria sido sua carreira se ele tivesse sido premiado com Os Caçadores da Arca Perdida de Steven Spielberg? Claro, só podemos especular sobre isso hoje. Em uma entrevista em vídeo para o Page Six, o ator de 73 anos relembrou o processo de seleção — que foi bem estranho!
Halim foi chamado para um teste ao lado de Stephanie Zimbalist, que concorria ao papel de Marion Ravenwood (eventualmente interpretada por Karen Allen). Porém, ao chegar no local, foram informados que George Lucas estava atrasado e demoraria 45 minutos para chegar: "Quando cheguei, [Steven disse]: 'Harry, Stephanie, sinto muito, mas o avião de George vai atrasar. Ele está vindo de São Francisco e vai demorar pelo menos 45 minutos para chegar.'" detalhou o ator.
Para passar o tempo, Spielberg fez um pedido inusitado: os dois deveriam ir até a cozinha e assar um bolo de chocolate para Lucas. O problema? Nenhum dos dois sabiam cozinhar e o cineasta não havia deixado nem a receita disponível!
Ele fechou a porta e saiu, e ficamos sozinhos naquela cozinha. [...] Eu perguntei: 'Stephanie, você já fez um bolo de chocolate?' E ela disse: 'Não.'
Harry Hamlin caluniou Steven Spielberg e se arrependeu
Como nenhum dos dois sabia o que fazer, Hamlin mudou de assunto: na época, ele era amigo da atriz Amy Irving, indicada ao Oscar por Yentl, que anos depois — mais precisamente: entre 1985 e 1989 — se tornaria esposa de Spielberg, mas naquela época não quis saber de nada sobre o criador de Tubarão.
"Eu disse a Stephanie o quanto minha amiga Amy achava Steven Spielberg chato", revelou o ator. O que Hamlin não sabia era que a cozinha estava cheia de câmeras e microfones. Enquanto ele falava sobre as investidas de Spielberg, o diretor e George Lucas estavam ouvindo tudo em tempo real.
O objetivo da filmagem era avaliar a química entre os atores, mas acabou se tornando uma autossabotagem para Halim. Pouco tempo tempo depois, veio o resultado: Hamlin não conseguiu o papel. Ele acredita que a sua conversa sobre Spielberg foi o que definiu o seu destino, pois nunca mais foi chamado para trabalhar com o cineasta.
E eu não consegui o papel. Nunca trabalhei com Steven Spielberg, provavelmente nunca trabalharei com Steven Spielberg e nunca aprendi a fazer um bolo.
Infelizmente, não se sabe se Harrison Ford e Karen Allen também tiveram que passar no teste do bolo de chocolate, mas uma coisa é certa: Spielberg seguiu trabalhando com Ford — inclusive fora da franquia Indiana Jones — mas chegou a cortar o ator de um filme finalizado!
*Conteúdo Global AdoroCinema.