Com quase 100 filmes em seu currículo, Jean Gabin tem uma carreira rica e suas atuações estão gravadas na memória do cinema francês, desde seus papéis como inspetores de polícia rígidos como a lei (O Paxá, Vício Maldito) até os mais leves (Arquimedes, o Vagabundo, The Old Guard) ou desempenhando homens do submundo (O caso de um Gangster, Crime no Asfalto), ele provou que pode interpretar qualquer coisa.
Se ele só elogiava seus parceiros regulares, como Lino Ventura, Bernard Blier e Jean-Paul Belmondo, qual ator internacional ele preferia?
"O Grande Zampano"
Ponti-De Laurentiis Cinematografica
Se ele considerava Paul Newman "um ator de primeira classe", seu favorito era Anthony Quinn. Conforme revelado na edição da revista Schnock dedicada a Gabin, este último viu o ator de origem mexicana interpretar o papel de Zampano em A Estrada da Vida, de Federico Fellini, e o achou formidável. "Eu gostaria de fazer um filme com esse cara", ele confidenciou à filha Florence Moncorgé-Gabin, que o cita em seu livro “Gabin hors champ”.
Um dos melhores faroestes de todos os tempos para ver no streaming: Só o final o torna lendárioÉ verdade que Quinn entrega uma performance formidável em La Strada, no original, como um titã que desempenha o papel de um arrombador de aldeias e compra uma jovem para servir como sua assistente. À medida que os acontecimentos se desenrolam em suas vidas, o relacionamento deles passará por alguns altos e muitos baixos.
Ponti-De Laurentiis Cinematografica
Interpretar um papel tão detestável quanto o de Zampano não aconteceu com frequência na carreira de Gabin, então é difícil imaginá-lo no lugar desse showman tóxico, mas é preciso dizer que Quinn impõe respeito por desempenhar toda a dureza e violência do personagem, mas também seus estados emocionais.
É lamentável que Anthony Quinn e Jean Gabin nunca tenham dividido a tela em um filme. Como Quinn costumava interpretar os bandidos e Gabin os policiais, eles poderiam ter acabado em um longa policial.