Se você observar os primeiros trabalhos de algumas lendas da atuação, verá que muitas vezes eles estão quase irreconhecíveis. Isso não parece ser o caso de Jack Nicholson. Seus traços faciais marcantes já são claramente visíveis em sua estreia no cinema. O veterano de Hollywood passou mais de 50 anos na frente e atrás das câmeras antes de se aposentar. Seus primeiros projetos foram no palco e em novelas, mas depois de pouco tempo conseguiu um papel principal em seu primeiro longa-metragem.
O primeiro papel de Jack Nicholson no cinema foi o protagonista
Em The Cry Baby Killer, de 1958, Nicholson interpretou o jovem Jimmy Wallace, que se dá mal em uma briga. Ele então pega uma arma de seus agressores e atira em dois deles. Quando um policial o confronta e tenta prendê-lo, Jimmy foge para um depósito e faz uma mulher e seu bebê reféns.
Allied Artists Pictures
O longa em si não foi um sucesso e, embora Nicholson tenha aparecido bastante na tela, sua atuação estava longe de atingir o auge. No entanto, o papel valeu a pena para ele, pois posteriormente fez vários filmes para o produtor Roger Corman, que também foi responsável por The Cry Baby Killer.
Na Netflix: Há 24 anos, este suspense policial fracassou nas bilheterias, mas é “um dos melhores papéis de Jack Nicholson”Jack Nicholson evoluiu de um ator de baixo orçamento para uma lenda
Jack Nicholson atuou em filmes de baixo orçamento por dez anos até seu grande sucesso em 1969. Ao lado de Henry Fonda e Dennis Hopper, Nicholson impressionou no clássico de motocicleta, Sem Destino. E seguiu desenvolvendo sua carreira.
Na década de 1970, ele atingiu outro ponto alto em sua carreira com o papel em Um Estranho no Ninho, que rendeu seu primeiro Oscar de Melhor Ator. A maioria das pessoas hoje provavelmente se lembra dele como Jack Torrance na adaptação de Stephen King, O Iluminado, de Stanley Kubrick.
Em 1983, ele ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Laços de Ternura e, em 1997, ganhou outro Oscar, novamente de Melhor Ator, por Melhor É Impossível. Seu último papel no cinema foi em 2010, em Como Você Sabe, antes de se aposentar da atuação.
Warner Bros.
Isso também faz de Jack Nicholson um dos três únicos atores masculinos a ganhar três Oscars. No entanto, com suas doze indicações, ele detém seu próprio recorde na Academia.
Aliás, o Oscar 2025 acontece no próximo dia 02 de março, com Ainda Estou Aqui (representante brasileiro na premiação) concorrendo em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres).