“Me sinto um idiota”: Eddie Murphy se arrepende até hoje de ter recusado um dos maiores sucessos dos anos 80
Eduardo Silva
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

O ator estrelou vários filmes cult nos anos 1980, como Um Tira da Pesada e Um Príncipe em Nova York.

Depois de receber sua primeira e até agora única indicação ao Oscar por seu papel coadjuvante no filme biográfico musical Dreamgirls - Em Busca de um Sonho, em 2007, a carreira de Eddie Murphy entrou em declínio abrupto: no final dos anos 2000, o ator de 63 anos foi visto quase exclusivamente, segundo suas próprias palavras, em “filmes de m*rda” – que também fracassaram nas bilheterias e lhe renderam cinco prêmios Framboesa de Ouro.

As coisas finalmente melhoraram para o ator e comediante no final da década de 2010, quando ele voltou aos holofotes em 2019 com o papel principal indicado ao Globo de Ouro no filme biográfico Meu Nome é Dolemite, da Netflix, e desde então tem se saído muito bem novamente, embora raramente na tela grande.

Netflix

A sequência tardia de seu clássico dos anos 1980, Um Príncipe em Nova York 2, tornou-se um sucesso de streaming no Amazon Prime Video em 2021, assim como Um Tira da Pesada 4: Axel Foley, que foi lançado na Netflix no ano passado.

Mas Murphy, sem dúvida, teve seu auge nos anos 1980 e 1990: com Um Tira da Pesada, 48 Horas e Trocando as Bolas, ele passou de membro do Saturday Night Live e comediante de stand-up a astro das telas antes de continuar sua série de sucessos com comédias como O Professor Aloprado e Dr. Dolittle.

Eddie Murphy não tinha tempo para Os Caça-Fantasmas...

Entretanto, como todo ator, Murphy também tomou decisões nessa época das quais mais tarde se arrependeu amargamente. Isso inclui, acima de tudo, a decisão de rejeitar o diretor de De Volta Para o Futuro, Robert Zemeckis, e sua comédia de desenho animado noir Uma Cilada Para Roger Rabbit, que em 1988 só foi impedida de se tornar o filme de maior bilheteria do ano por Rain Man.

Quando o ator apareceu no The Tonight Show com Jimmy Fallon, o apresentador perguntou se era verdade que ele estava sendo considerado para um dos três papéis principais em Os Caça-Fantasmas. “Sim, porque eu estava em Um Tira da Pesada na época”, confirmou Murphy. “Mas não fui eu que recusei, eu simplesmente não estava disponível porque estava fazendo outro filme.”

... e depois tomou a pior decisão de sua carreira

No entanto, no caso de Roger Rabbit, em que Bob Hoskins investiga um caso de assassinato como detetive particular e deve provar a inocência do coelho do desenho animado que dá título ao filme, as coisas pareciam um pouco diferentes:

“O único filme que recusei e que se tornou um grande sucesso foi Uma Cilada para Roger Rabbit”, disse Murphy. “Eu deveria fazer o papel de Bob Hoskins. Pensei: ‘O quê? Personagens e pessoas animadas em um filme parecem absurdos para mim’. Agora me sinto um idiota toda vez que assisto ao filme.”

O híbrido de filme de live action e animação arrecadou 351,5 milhões de dólares nas bilheterias em todo o mundo e foi indicado a três Oscars – portanto, o arrependimento de Murphy é bastante compreensível. Se quiser assisti-lo, Uma Cilada para Roger Rabbit está disponível no Disney+.

facebook Tweet
Links relacionados