“Ele fez testes por muito tempo”: Jim Carrey realmente queria estrelar um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema
Eduardo Silva
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

Há 32 anos, Carrey se candidatou a um papel em Jurassic Park, de Steven Spielberg, mas acabou não sendo escalado para o projeto.

Steven Spielberg e Jim Carrey nunca trabalharam juntos. Mas isso quase aconteceu em duas ocasiões: Spielberg estava inicialmente em negociações para dirigir Entrando Numa Fria, enquanto Carrey deveria assumir o papel principal. Diz a lenda que foi a esposa de Spielberg, Kate Capshaw, que afastou o cineasta do projeto – ele simplesmente não era engraçado o suficiente para dirigir uma comédia de um grande estúdio.

No final, o veterano da comédia Jay Roach (Austin Powers - Um Agente Nada Discreto) conseguiu o cargo de diretor, enquanto Ben Stiller acabou contracenando com Robert De Niro no lugar de Carrey.

Mas mesmo antes disso, o ator estava tentando conseguir um papel em um grande sucesso de bilheteria de Spielberg: Jurassic Park - Parque dos Dinossauros, que deixou toda a concorrência para trás em 1993, se tornou o filme de maior sucesso de todos os tempos até então e estabeleceu padrões completamente novos com sua combinação nunca antes vista de efeitos práticos e digitais.

Carrey havia se candidatado ao papel do matemático e teórico do caos Ian Malcolm, para o qual Jeff Goldblum emprestou seu rosto. É difícil imaginar outro ator para o papel, embora certamente teria sido interessante ver o que o comediante teria feito do personagem e como ele teria influenciado o tom do filme.

Em uma entrevista ao site Syfy.com, a diretora de elenco Janet Hirshenson relembrou os esforços de Carrey para fazer parte do clássico filmes de dinossauros:

“Fizemos um teste com Jim Carrey para Malcolm, mas Goldblum apareceu e me surpreendeu imediatamente. É simplesmente Jeff Goldblum, ninguém é como ele. Até mesmo Steven soube rapidamente que ele era a pessoa certa. [Carrey] fez testes por um bom tempo. Ele estava realmente entusiasmado. Acho que ele realmente queria o papel.”

D.R.

“Ele era bom e estava muito entusiasmado. [...] Teria sido um pouco mais cômico. Jeff era engraçado em seu jeito seco de Jeff Goldblum, mas [Jim], é claro, tem um jeito muito diferente de atuar. Naquele momento, estávamos decididos a escolher Jeff Goldblum.”

No fim das contas, o grande sonho de Carrey de lutar pela sobrevivência no parque dos dinossauros ao lado de Sam Neill e Laura Dern nunca se concretizou. Um ano depois, ele teve seu grande sucesso com três superhits de comédia seguidos – Ace Ventura - Um Detetive Diferente, O Máskara e Debi & Loide - Dois Idiotas em Apuros, todos lançados nos cinemas com apenas dez meses de diferença.

facebook Tweet
Links relacionados