Quase 800 milhões de dólares (!) a menos que Venom: Kraven - O Caçador se estabelece como um dos maiores fracassos de super-heróis – e isso tem consequências
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Venom, o primeiro filme do Universo Spider-Man da Sony (SSU), foi um grande sucesso, mas não se pode dizer o mesmo de Kraven, O Caçador, provavelmente o último filme do SSU.

Uma bilheteria mundial de 856 milhões de dólares com um orçamento relativamente modesto de 100 milhões de dólares para os padrões de filmes de super-heróis: Venom foi um enorme sucesso em 2018 e um início promissor para o próprio universo Marvel da Sony, que mais tarde receberia o nome de Sony's Spider-Man Universe (SSU). No entanto, nos anos seguintes, o SSU nunca mais conseguiu igualar esse momento de glória nas bilheterias.

Nem Venom - Tempo de Carnificina (506,8 milhões de dólares mundialmente) nem Venom 3 - A Última Rodada (478,8 milhões de dólares) chegaram perto de resultados semelhantes, sem falar de Morbius (167,5 milhões de dólares) e Madame Teia (100,5 milhões), que foram massacrados pelos fãs e pela crítica especializada. Mas o prego final no caixão do universo Spidey da Sony sem o Homem-Aranha foi provavelmente Kraven - O Caçador:

Enquanto Venom 3 ainda foi uma espécie de último suspiro do SSU, Kraven também recebeu críticas ruins em toda a linha (Metascore 35 de 100, 16% no Rotten Tomatoes). Além disso, Kraven ficou abaixo dos já fracos resultados de bilheteria de Morbius e Madame Teia:

Kraven - O Caçador
Kraven - O Caçador
Data de lançamento 12 de dezembro de 2024 | 2h 07min
Criador(es): J.C. Chandor
Com Aaron Taylor-Johnson, Russell Crowe, Ariana DeBose
Usuários
3,7
alugar ou comprar

Kraven nos cinemas pior que Morbius e Madame Teia

61,6 milhões de dólares foram arrecadados mundialmente até agora - um grande fracasso nos cinemas, considerando um orçamento entre 110 e 130 milhões de dólares. A revista Forbes chega a chamá-lo de "o filme de super-herói com pior desempenho da era moderna e um dos piores de todos os tempos".

E por falar em cinema: embora Kraven ainda esteja sendo exibido em algumas salas, a exibição do filme nas telonas está praticamente encerrada. Não haverá muito mais arrecadação, embora a Sony ainda tenha outras fontes de receita, como a distribuição em VoD, DVD e Blu-ray, ou o acordo de streaming com a Netflix.

Sony Pictures

O fato de que o filme foi realmente um grande fracasso para o estúdio parece ser confirmado por outra notícia: recentemente, a Sony não só adiou o sexto filme de A Entidade em quase um ano, mas também cancelou completamente o lançamento nos cinemas de um filme desconhecido do SSU-Marvel programado para 27 de junho de 2026.

Já na época do lançamento de Kraven, O Caçador nos cinemas, havia rumores de que a Sony não expandiria mais seu universo Marvel - ao contrário do que foi insinuado neste filme ou em Venom 3 - mas o encerraria. Isso é mais uma indicação bastante clara de que esses rumores se concretizarão.

Se isso também se aplica aos numerosos rumores em torno do reboot dos X-Men como parte do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), ainda está para ser visto.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

facebook Tweet
Links relacionados