Criador de O Sexto Sentido é alvo de processo de 81 milhões de dólares: Diretora acusa produção de plágio
Nathalia Jesus
Nathalia Jesus
-Redatora e crítica
Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

Uma ação judicial foi movida contra a série Servant, dirigida por M. Night Shyamalan, por supostamente copiar um filme independente.

A diretora italiana Francesca Gregorini entrou com um processo de 81 milhões de dólares contra M. Night Shyamalan e a Apple, alegando que a série Servant plagia elementos-chave de seu filme de 2013, A Grande Ilusão.

O advogado de Gregorini, Patrick Arenz, mostrou clipes de ambos os projetos aos jurados durante sua declaração de abertura no tribunal federal na terça-feira (14). Ele argumentou que ambos retratavam uma mãe delirante cuidando de um boneco como se fosse um bebê de verdade e uma babá que compartilha dessa ilusão. "Este é um caso simples", Arenz disse ao júri. "Não haveria Servant sem A Grande Ilusão."

Shyamalan sentou-se atrás dos advogados de defesa, ao lado do produtor Taylor Latham e do presidente de programação da Apple TV+, Matt Cherniss. O criador do programa, o escritor britânico Tony Basgallop, começou a desenvolver a série anos antes de A Grande Ilusão ir ao ar.

Servant
Servant
Data de lançamento 2019-11-28
Séries : Servant
Com Lauren Ambrose, Toby Kebbell, Nell Tiger Free
Usuários
4,0
Assista agora no Apple TV

"A Sra. Gregorini está buscando lucro aqui", disse o advogado de Basgallop. "Ela está pedindo 81 milhões por um trabalho que não fez. A verdade é que os criadores de Servant não devem nada a ela."

Gregorini entrou com o processo em janeiro de 2020, depois que Servant foi ao ar pela primeira vez na plataforma. Um juiz federal rejeitou o caso alguns meses depois, mas, na apelação, houve uma disputa genuína sobre se as duas obras eram "substancialmente semelhantes", levando a um novo julgamento em 2022. A juíza Sunshine Sykes negou a moção da Apple para julgamento sumário em novembro, ordenando que o caso fosse resolvido por um júri.

Shyamalan deve testemunhar ao lado dos outros criadores do programa. Os jurados começarão o julgamento assistindo a A Grande Ilusão e aos três primeiros episódios de Servant.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados
  • "Só senti isso com Pulp Fiction": Bruce Willis teve um momento tenso com Shyamalan em O Sexto Sentido, mas sabia que valia a pena
  • A amizade entre Bruce Willis e Haley Joel Osment foi além de O Sexto Sentido: “Eu chegava da escola e tinha uma mensagem dele me cumprimentando”
  • Há 7 anos estreou o filme de terror com maior bilheteria da história: Uma assustadora aventura que fez história destronando O Sexto Sentido