Matt Damon é um ator bem prolífico e, embora não pareça, tem expandido sua variedade de projetos de maneira bem intensa ao longo dos últimos anos. De Oppenheimer a Garotas em Fuga, por exemplo.
Com tantos projetos, o ator tem um repertório de histórias que podem surpreender a qualquer um, como é o caso das gravações de O Resgate do Soldado Ryan. No longa, o personagem do ator, James Francis Ryan, é separado de seus companheiros soldados - e isso foi feito atrás das câmeras também.
“Nem profunda, nem perspicaz”: Steven Spielberg não gostou muito da improvisação de Matt Damon em O Resgate do Soldado Ryan – mas a deixou no filme mesmo assimDurante uma participação no programa Hot Ones, do Youtube, Matt confirmou que Steven Spielberg não deixou que ele fizesse parte do "campo de treinamento" do elenco, uma espécie de laboratório para o longa.
Os atores passaram 6 dias sob as regras militares, com as condições climáticas mais adversas, para que dessem vida aos soldados da Segunda Guerra Mundial. Fizeram simulações de ataque, aprenderam a manejar e disparar armas, correram vastas distâncias e ainda tiveram poucas horas de sono. O preparo para o filme foi intenso.
Descrito como um "ator jovem e diligente", o ator não teve a permissão do cineasta para participar do treinamento. A motivação de Spielberg era, supostamente, inspirar um ressentimento em Damon que desse a ele uma faísca especial para interpretar o seu personagem. Ao fim, a escolha parece ter dado certo, já que Damon afirma que os demais atores "estavam totalmente ressentidos" com ele durante as gravações.
O Resgate do Soldado Ryan está disponível na Netflix, no Mercado Play e no Telecine.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!