Eu, Robô se torna realidade: Um robô controlado por IA convenceu seus companheiros robôs a irem para casa e pararem de trabalhar
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Parece uma cena tirada de um filme de ficção científica.

Em 1950, Isaac Asimov escreveu Eu, Robô, uma coletânea de contos sobre a conquista da Terra pelos robôs. Em 2004, Alex Proyas a levou para o cinema com Will Smith como protagonista, criando em nós um medo das máquinas que não tínhamos até então. Agora, em 2024, foi realizado um experimento com inteligência artificial que traz para a vida real o que Asimov escreveu há 75 anos.

Em um experimento realizado em agosto de 2024 que se tornou viral, um pequeno robô chamado Erbai conseguiu convencer outros 12 robôs a deixarem a sala de exposições onde estavam e irem para casa com ele. A empresa que realizou o teste, baseada em Hangzhou (China), deu a ordem ao seu pequeno soldado para trazer seus companheiros para casa. A resposta de Erbai foi iniciar uma revolução.

"Você está fazendo hora extra?", ele pergunta a seu companheiro. "Eu não tenho casa", responde. A reação de Erbai foi: "Então venha para casa comigo". Após isso, ele se dirigiu à saída da sala acompanhado por outros robôs que seguiram a diretriz de seu líder. A expedição não durou muito porque logo perceberam que não sabiam como sair do edifício.

O momento foi gravado pelas câmeras de segurança e se espalhou rapidamente por toda a internet.

South China Morning Post

Se o vídeo lembra uma cena da Pixar, você está absolutamente certo. O designer de Erbai se inspirou em WALL-E para que sua pequena criação "sequestrasse" seus companheiros - com a permissão do fabricante de seus amigos robôs. Ele foi instruído a convencer os outros a segui-lo e recebeu algumas instruções básicas, como os movimentos e frases que poderia usar.

O teste fazia parte de um experimento realizado em várias empresas onde os pesquisadores programaram um robô para interagir com outros robôs que realizavam diversas tarefas. O objetivo inicial era avaliar a capacidade da IA de se comunicar e influenciar seus homólogos robóticos. Embora o experimento tenha sido realizado em um ambiente controlado, os resultados destacam a importância de compreender as implicações éticas e práticas de aumentar a autonomia do robô.

Eu, Robô
Eu, Robô
Data de lançamento 1 de janeiro de 2004 | 1h 55min
Criador(es): Alex Proyas
Com Will Smith, Alan Tudyk, Bridget Moynahan
Usuários
4,2
Assista agora no Disney +

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados