Arrecadou mais de 1,6 bilhões de dólares nas bilheterias, mas foi massacrado pelos críticos: "Falta de originalidade"
Nathalia Jesus
Nathalia Jesus
-Redatora e crítica
Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

Está entre os 10 filmes de maior bilheteria de todos os tempos e dividiu a imprensa e o público.

Como vimos em muitas ocasiões, o sucesso crítico de um filme não se traduz imediatamente em boas receitas de bilheteria nos cinemas. E vice-versa. Só porque um filme está varrendo os cinemas, não significa que seja uma obra-prima.

Foi o que aconteceu com O Rei Leão, a versão live action lançada em 2019. A Disney decidiu reinventar uma de suas histórias mais importantes e o fez dando liberdade à tecnologia e à nostalgia. Eles fizeram um filme que está no Top 10 dos filmes de maior bilheteria da história, mas tiveram que pagar o preço pela má publicidade. Muitos críticos destruíram a proposta do estúdio, ainda que o público continue a apoiá-la.

O novo filme de O Rei Leão foi lançado nos cinemas de todo o mundo em 19 de julho de 2019, coincidindo com o 25º aniversário do clássico de animação da Disney. Jon Favreau foi o escolhido para comandar esta adaptação, focada em aproveitar ao máximo os avanços nos efeitos visuais e CGI para dar nova vida aos míticos Simba, Pumba e Timão, entre outros.

O Rei Leão
O Rei Leão
Data de lançamento 18 de julho de 2019 | 1h 58min
Criador(es): Jon Favreau
Com Ícaro Silva, Donald Glover, Beyoncé Knowles-Carter, James Earl Jones
Imprensa
3,2
Usuários
4,3
Adorocinema
3,5
Assista agora no Disney +

No entanto, a nova versão gerou vozes a favor e contra. Quem defende são todos aqueles espectadores que apreciam uma adaptação tão fiel e um novo olhar para grandes números musicais como "Hakuna Matata". Do outro lado, outros apontam a falta de criatividade e a perda do encanto mágico que a animação tradicional tem.

"Não contribui com nada de significativo ou novo. Mais uma vez nos deparamos com o problema do cinema atual, sua falta de originalidade", ressalta a crítica Denise Pieniazek. "Assista a este filme por suas realizações técnicas e números musicais e depois retorne ao original para se sentir satisfeito", escreve Ted Piekarz no Chicago Reader.

Se formos para a parte pública, encontramos mais carinho. Muitos são os fascinados pelos efeitos visuais e, embora não seja o filme que devoraram na infância, sabem encontrar ternura e interesse nos personagens. Isto explica porque conseguiu arrecadar 1,6 bilhões de dólares em todo o mundo.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados
  • Esta cena de O Rei Leão foi tão forte que a Disney se assustou e deletou, mas ela esclarece um dos maiores mistérios do filme
  • "Uma máquina sem alma": Diretor de Mufasa: O Rei Leão revela como lidou com as críticas ao novo filme da Disney
  • Mufasa: O Rei Leão: Diretor do filme revela qual sua cena favorita da animação original da Disney