Minha conta
    Por que Richard Gere foi banido do Oscar por 20 anos? Discurso no palco fez ator de Uma Linda Mulher sumir das premiações
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Não foi apenas Will Smith que protagonizou uma cena durante a maior premiação do cinema hollywoodiano; anos antes, Richard Gere surpreendeu a todos com seu discurso.

    Will Smith e Chris Rock não são os primeiros protagonistas de uma confusão na mais importante cerimônia do cinema. O evento, que acontece há 94 anos, já foi palco de diversos tumultos e polêmicas, uma delas protagonizada pelo galã Richard Gere, conhecido por seus papéis em Uma Linda Mulher e Sempre ao Seu Lado.

    Apesar do episódio não envolver nenhuma agressão como o caso de Smith e Rock, Gere acabou irritando algumas pessoas com seu discurso na 65ª edição do Oscar, em 1993, durante a indicação de Melhor Direção de Arte, que foi para Luciana Arrighi e Ian Whittaker por Retorno a Howard's End.

    Gere aproveitou o momento para sair do roteiro e começar a repreender o governo chinês por seu tratamento aos tibetanos e ao povo chinês. Gere, adepto do budismo tibetano há muito tempo, já havia criticado abertamente a China, mas naquele momento a situação estava muito tensa.

    Com o conhecimento da horrenda situação dos direitos humanos na China e no Tibete, me pergunto se todos nós poderíamos enviar amor, verdade e sanidade a Deng Xiaoping agora mesmo em Pequim, se talvez ele retirasse suas tropas, as tirasse do Tibete e permitisse que esse povo voltasse a viver como pessoas livres e independentes.

    Este discurso foi a passagem direta ao seu banimento da cerimônia do Oscar por exatos 20 anos, bem como a proibição de entrar na China pelo resto da vida. Confira o vídeo completo :

    Apesar disso, ele retornou à cerimônia em 2003 com o triunfo do musical Chicago, indicado a Melhor Filme na cerimônia daquele ano, no qual Gere interpretou o advogado Billy Flynn, um dos protagonistas. O filme foi o grande vitorioso da noite, mas o ator, que ganhou um Globo de Ouro pelo mesmo personagem, foi esnobado nas categorias.

    O seu retorno oficial a Academia aconteceu em 2013, em sua 85ª edição, para apresentar a performance da indicada a Melhor Canção e apresentar as categorias Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original ao lado de suas colegas de elenco Queen Latifah, Renée Zellweger e Catherine Zeta-Jones.

    Oscars

    Na época, Gere ainda aproveitou o momento para fazer uma rápida piada sobre a situação: "Parece que fui reabilitado. Parece que, se você esperar tempo suficiente, eles esquecem que você foi vetado".

    Gere, atualmente, acumula quatro indicações ao Globo de Ouro e uma vitória como Melhor Ator por Chicago, mas ainda sem indicações ao Oscar.

    *Conteúdo Global AdoroCinema

    Uma Linda Mulher
    Uma Linda Mulher
    Data de lançamento 27 de julho de 1990 | 1h 59min
    Criador(es): Garry Marshall
    Com Richard Gere, Julia Roberts, Ralph Bellamy
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Star +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top