Minha conta
    Pés de Peixe na Tela Quente (08/04): Gravado na comunidade flutuante do Catalão, filme exalta "a valorização da cultura e do regionalismo amazônico"
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Produção nacional será exibida às 23h35, após o BBB24.

    Rede Amazônica/TV Globo

    Nesta segunda-feira (08), a TV Globo segue seu compromisso em exaltar produções nacionais produzidas em parceria com a emissora. Hoje, o longa escolhido é Pés de Peixe, um projeto desenvolvido pela Rede Amazônica gravado e ambientado na comunidade do Catalão, a cerca de 10 km de Manaus.

    Inspirada nas vivências dessa comunidade formada por aproximadamente 100 casas, a narrativa tem início quando um velho gerador de energia quebra completamente, afetando a vida dos moradores. Dessa forma, as pessoas da comunidade flutuante do Catalão decidem disputar um prêmio em dinheiro que pode garantir um equipamento novo.

    Rede Amazônica/TV Globo

    Para tal, elas terão que transformar o jovem Guilherme, um exímio nadador, em um corredor de provas de atletismo. Assim ele vai poder participar de uma corrida valendo prêmios em dinheiro na cidade de Manaus. Mas como fazer isso, em um lugar onde simplesmente não há chão?

    A diretora do telefilme, Larissa Ribeiro, ressaltou como a vivência local foi parte da inspiração do projeto. “O pés de Peixe surgiu a partir da convocatória da Rede Globo por meio das afiliadas, no caso, a Rede Amazônica - onde a ideia do projeto era contar histórias de outras partes do Brasil", disse ela à Rede Amazônica da Rede Globo.

    Drama sobre tragédia que abalou os EUA é o destaque da semana; veja os filmes da Sessão da Tarde de 08 a 12 de abril

    "Com isso enraizado na cabeça, começamos a pensar em qual história poderíamos contar. Nessa pesquisa, chegamos na comunidade flutuante do catalão e, a partir da existência da comunidade, começamos a pensar em uma história que pudesse se desenvolver naquele espaço. Buscamos quais conflitos poderiam se desenrolar em uma comunidade que não há chão, que vive inteiramente sobre sobre o rio", explica.

    Ela acrescenta: "Esse questionamento de 'como alguém pode aprender a correr em um lugar onde tudo é água?' foi o pontapé para o desenvolvimento dessa trama. Levando em consideração que o filme precisava ser leve, bem humorado e principalmente inspirador, buscamos referências naqueles filmes que já assistimos e nos causam uma boa memória afetiva e até mesmo em clássicos da Sessão da Tarde“, afirma a cineasta.

    "A valorização da cultura e do regionalismo amazônico estão na nossa essência. Esses elementos nos unem e nos fortalecem. São prioridades inegociáveis para nós da Rede Amazônica e também para a TV Globo, que desafiou as afiliadas de todo o Brasil a apresentarem projetos regionais de dramaturgia para que fossem transformados em filmes para a Tela Quente", ressalta o Diretor de Programação da Rede Amazônica, Rafael Occhi.

    "Tínhamos a sinopse encantadora de Pés de Peixe, que se encaixava perfeitamente no que estávamos buscando – e a comissão julgadora não teve dúvidas em selecionar o projeto para produção e exibição nacional. Estamos muito felizes e certos de que investir em cultura é o pilar mais importante para o fortalecimento da identidade local, riquíssima na Amazônia, mas pouco divulgada para o Brasil e o mundo”, completa ele.

    Astro de Ferrari e Senna, Gabriel Leone retorna para última temporada desta série nacional de sucesso do streaming

    Criado e roteirizado por Larissa Ribeiro e Aldemar Matias, Pés de Peixe será exibido às 23h35, após o Big Brother Brasil 24.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top