Minha conta
    Fantasmas e ectoplasmas: Esta é a comédia de terror de maior bilheteria da história – e você pode assisti-la no streaming
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    O início de uma franquia que consagrou um grupo de atores e marcou toda uma geração.

    Embora Ghostbusters - Mais Além não tenha quase nenhuma cena assustadora, parece que o próximo filme da franquia Caça-Fantasmas, Ghostbusters: Apocalipse de Gelo, terá alguns detalhes mais aterrorizantes, mesmo que seja devido ao retorno do fantasma da biblioteca, o que já implica uma maior quantidade em sustos. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que o filme original, Os Caça-Fantasmas (1984), poderia ter sido muito mais intenso em terror.

    Co-escrito pelos comediantes Dan Aykroyd e Harold Ramis, e dirigido por Ivan Reitman, o filme perdurou como a comédia de maior bilheteria da história após seu lançamento, estabelecendo rapidamente um legado como um fenômeno da cultura pop. Mas o que acabou sendo exibido na telona foi muito diferente das primeiras versões do roteiro.

    Columbia Pictures

    Originalmente concebido por Aykroyd e inspirado por seu fascínio pelo paranormal e sobrenatural, as ideias iniciais do ator para Os Caça-Fantasmas eram decididamente mais sombrias e ambiciosas.

    As origens de um ícone da cultura pop

    Dan Aykroyd vem de uma família de entusiastas do paranormal, cujo bisavô era um conhecido parapsicólogo que realizava sessões espíritas em sua fazenda e tinha conexões com um médium. O avô dele era um engenheiro que brincava com a ideia de entrar em contato com fantasmas por meio da tecnologia de rádio, enquanto o pai era um autor que publicou obras sobre o paranormal.

    O interesse de Aykroyd pelo inexplicável acabou se manifestando na carreira de ator, embora o ponto de partida tenha sido quando ele leu um artigo em uma revista sobre parapsicologia e pensou em um sistema para capturar fantasmas que ele combinaria com antigos filmes de terror sobrenatural da década de 1930 e atores de comédia como Bob Hope e a dupla Abbott & Costello.

    Columbia Pictures

    Ele começou a conceituar e escrever o que foi então intitulado Ghost Smashers e era uma primeira versão ambiciosa com subtramas muito complexas. Após a trágica morte de John Belushi, que poderia ter sido o personagem Peter Venkman e acabaria sendo a inspiração para o fantasma Geleia, Aykroyd apresentou suas ideias a Bill Murray e Ivan Reitman.

    Reitman ficou impressionado, mas admitiu certa preocupação porque o filme se passava no futuro, em vários planetas ou planos dimensionais diferentes, e era só ação. Os Caça-Fantasmas capturavam fantasmas da primeira à última página, e o orçamento poderia ter sido de centenas de milhões de dólares.

    A premissa girava em torno de uma abertura para outra dimensão que inundou o mundo com hordas de fantasmas e, como reação, várias equipes de “caçadores de fantasmas”, tanto heróicas quanto nefastas, saíram para combater a ameaça. O ectomóvel era preto e podia se desmaterializar, e, em geral, havia uma série de ideias brilhantes, mas irrealistas, e o tom também era muito mais sombrio e sério, embora, em sua essência, ainda fosse muito voltado para a comédia e o humor.

    Uma versão gigantesca que nunca veremos

    Em vez de aprisionar os fantasmas em um quartel de bombeiros de Nova York, os smashers mantinham seus prisioneiros paranormais em um posto de gasolina de Nova Jersey que acabaria explodindo e criando um buraco gigante. Gozer estava no roteiro, mas em várias formas, desde um velho de terno até uma figura monstruosa gigante, e o clímax enviou os heróis para outra dimensão.

    O orçamento teria sido gigantesco, especialmente para uma comédia, mas Reitman e o presidente da Columbia Pictures, Frank Price, estavam confiantes no projeto e decidiram que ele poderia ser feito por 25 milhões de dólares (um valor alto para a época), o que exigia grandes mudanças no roteiro original.

    Reitman e Aykroyd recorreram a Harold Ramis, que havia trabalhado com o diretor, e o ator iniciou uma parceria frutífera e, no início de 1983, foi concluído um rascunho que parecia muito mais próximo do filme final.

    O filme Os Caça-Fantasmas foi lançado, enfim, em 1984 com mudanças no elenco e um tom menos sombrio e assustador. Atualmente você pode assisti-lo no catálogo da Max.

    Os Caça-Fantasmas
    Os Caça-Fantasmas
    Data de lançamento 21 de dezembro de 1984 | 1h 45min
    Criador(es): Ivan Reitman
    Com Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Max

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top