Minha conta
    Hoje no streaming: O faroeste mais megalomaníaco de todos os tempos que perdeu milhões, encerrou uma era inteira e agora é celebrado como uma obra-prima
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Filme está disponível no Prime Video.

    Há falhas que permanecem na boca de todos durante meses. Mas há um filme cujo fracasso destruiu um estúdio cinematográfico inteiro, baniu os filmes de faroeste dos cinemas e inaugurou uma nova era em Hollywood que impôs limites estritos à megalomania de um diretor.

    Trata-se de O Portal do Paraíso, que conta a história real da Guerra do Condado de Johnson, nos EUA, no final do século 19, quando ricos fazendeiros americanos tentaram massacrar um grupo de colonos enquanto o governo regional assistia silenciosamente.

    United Artists

    Na década de 1970, um grupo de jovens cineastas se estabeleceu nos Estados Unidos. Além de Martin Scorsese e Peter Bodganovich, havia também o prodígio Michael Cimino - que recebeu, para O Portal do Paraíso, um passe livre criativo e financeiro. E assim o diretor tornou-se completamente megalomaníaco durante as filmagens.

    Pelo menos é o que o produtor Steven Bach descreve em seu livro Final Cut. Cimino tomou várias medidas extremas durante as filmagens porque tinha um mau pressentimento sobre alguns dos planos. Não foi choque nenhum quando o orçamento e os atrasos atingiram níveis assustadores.

    Imperdível no streaming: Um dos melhores faroestes dos últimos 20 anos

    Com oito meses de atraso e dezenas de milhões gastos acima do orçamento, Cimino finalmente enviou uma versão de cinco horas para o estúdio United Artists. O tempo de execução foi reduzido para duas horas e meia, mas não teve jeito: depois que o comportamento e a crueldade de Cimino com os animais no set vieram à tona, os críticos aguardaram o lançamento do filme com facas nas mãos.

    O filme foi destruído pelas críticas e arrecadou apenas 3,5 milhões de dólares com um orçamento de 44 milhões - que hoje equivale a algo por volta de 161 milhões. A United Artists foi vendida e perdeu todo o poder em Hollywood. Hoje, o filme é visto como uma obra-prima em meio a um caos sem precedentes.

    O Portal do Paraíso está disponível na assinatura premium do Prime Video.

    O Portal Do Paraíso
    O Portal Do Paraíso
    Data de lançamento 22 de outubro de 1982 | 3h 39min
    Criador(es): Michael Cimino
    Com Kris Kristofferson, Christopher Walken, John Hurt
    Usuários
    3,2
    Assista agora em MGM

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top