Minha conta
    60 anos após seu lançamento, Mary Poppins não é mais um filme para todos os públicos devido a sua linguagem discriminatória
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O Reino Unido alterou a recomendação de idade para o filme clássico de Walt Disney.

    Embora a utilidade dessas escalas seja, no mínimo, questionável, é curioso que se tenha decidido alterar a classificação etária de um filme 60 anos após seu lançamento: o comitê britânico BBFG decidiu que Mary Poppins não será mais classificado como "para todas as idades".

    Mary Poppins
    Mary Poppins
    Data de lançamento 11 de setembro de 1964 | 2h 19min
    Criador(es): Robert Stevenson
    Com Julie Andrews, Dick Van Dyke, David Tomlinson
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Disney +

    Se Walt Disney levantasse do túmulo, provavelmente torceria o nariz ao descobrir a notícia. A decisão foi tomada pelo BBFG (British Board of Film Classification), organização responsável pela classificação do conteúdo audiovisual criado no Reino Unido.

    O BBFG decidiu mudar a recomendação de idade do filme, que até agora era U (como o nosso Livre, o que significa que não contém nada nocivo ou ofensivo), para PG (recomendado para exibição com alguma orientação dos pais) devido ao uso de "linguagem discriminatória".

    Linguagem discriminatória em Mary Poppins

    Especificamente, eles se referem à palavra Hottentot, um termo pejorativo usado pelos colonizadores holandeses para zombar dos Khoikhoi, um grupo étnico formado pelos primeiros habitantes do sul da África, e mais tarde usado para se referir aos negros em geral.

    No filme, é o Almirante Boom que usa essa palavra em duas ocasiões: em uma cena em que pergunta a Michael sobre seus planos ("Are you going to fight the Hottentots or look for hidden treasure?") e na sequência em que ele observa o número de limpadores de chaminés e acredita que eles são uma ameaça ("The Hottentots are going to attack us! Let's give those devils their due").

    Walt Disney Pictures

    Essa é uma classificação que afeta apenas a versão cinematográfica, enquanto a versão doméstica do filme ainda é classificada como livre. Portanto, exceto para as famílias britânicas que fazem questão de consultar a classificação BBFG, ela não afeta o filme de nenhuma outra forma fora desse âmbito.

    Como curiosidade, esse não é o único filme clássico que perdeu sua classificação "para todas as idades". Isso também aconteceu com outros, como Uma Grande Aventura, o filme de animação de 1978, que foi atualizado para PG devido à violência de algumas de suas cenas, ou mesmo Star Trek - O Filme.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top