Minha conta
    Todo brasileiro fica confuso com o título desta ficção científica dos anos 80: Distopia absurda com um Robert De Niro irreconhecível
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Afinal, você sabe por que Brazil, o Filme ganhou esse nome?

    Longa-metragem lançado em 1985 por Terry Gilliam, Brazil, o Filme é uma das ficções científica distópicas mais icônicas da história do cinema. Mas você sabe o motivo pelo qual a produção ganhou esse nome?

    Primeiramente, vale a pena contextualizar. Na trama, acompanhamos a história de Sam Lowry um homem que vive em um Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Nessa sociedade futurista, todos são governados por fichas e cartões de crédito, precisando pagar taxas por tudo - até mesmo pela permanência na prisão. Em meio à opressão, nosso protagonista acaba se apaixonando por Jill Layton, uma terrorista.

    Entre algumas teorias, uma delas coloca que, como o enredo do filme é ambientado em uma ditadura, o diretor se inspirou no fim da ditadura militar brasileira - instaurada em 1964 e duradoura até 1985 - para dar à luz o título. Entretanto, tal possibilidade não passa de uma especulação, e o motivo correto é outro.

    Ficção científica premiada no Oscar quase foi gravada no espaço sideral com ajuda da NASA: Esses foram os motivos que impediram

    No livro The Battle of Brazil, que mergulha nos bastidores da produção, Gilliam revela que a inspiração para o nome do filme saiu da música “Aquarela do Brasil”, ou como é conhecida nos Estados Unidos, "Brazil". A canção faz parte da trilha sonora do longa, apresentando um contraste grande com a temática do enredo.

    “Port Talbot [no País de Gales] é uma cidade siderúrgica onde tudo está coberto de pó de minério de ferro cinzento. Até a praia está completamente coberta de poeira, é toda preta. O sol estava se pondo e estava muito lindo. O contraste foi extraordinário, tive a imagem de um cara sentado ali naquela praia suja com um rádio portátil, sintonizando aquelas estranhas canções escapistas latinas, como 'Brazil'. A música o transportou de alguma forma e tornou seu mundo menos cinza”, colocou o cineasta ao explicar a inspiração para adicionar a faixa à obra.

    Para quem quiser conferir com os próprios olhos, vale ressaltar que Brazil, o Filme está disponível para streaming no Star+. No elenco, grandes nomes de Hollywood estão presentes, como Jonathan Pryce, Robert De Niro, Kim Greist e mais.

    Brazil, o Filme
    Brazil, o Filme
    Data de lançamento 17 de outubro de 1985 | 2h 23min
    Criador(es): Terry Gilliam
    Com Jonathan Pryce, Robert De Niro, Kim Greist
    Usuários
    3,8
    Assista agora em Star +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top