Minha conta
    Para driblar exaustão na trilogia O Senhor dos Anéis, diretor se inspirava em 2 filmes "terapêuticos" de Martin Scorsese: "Eles me enchiam de energia"
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O diretor de King Kong recorria a eles sempre que estava exausto no set.

    Com a trilogia O Senhor dos Anéis, Peter Jackson fez história em um desafio que parecia impossível de ser realizado tão bem. Não à toa, o cineasta neozelandês ficava exausto durante as exigentes filmagens da adaptação do famoso romance de J.R.R. Tolkien. Sua solução para não esmorecer, recuperar a inspiração e dar tudo de si novamente no set? Assistir a dois filmes de Martin Scorsese que não têm nada a ver com filmes de fantasia ou aventura.

    Filmes terapêuticos

    Jackson lembrou, em entrevista ao DGA, que sempre teve predileção por "diretores de gênero", destacando nomes como Stuart Gordon (From Beyond), George A. Romero (A Noite dos Mortos-Vivos) e Sam Raimi (Uma Noite Alucinante). Além disso, "também gosto de Kubrick, mas nunca conseguiria fazer um filme como ele", mas no caso de O Senhor dos Anéis, a inspiração durante as filmagens veio de outro lugar.

    Warner Bros.

    Nas palavras de Peter Jackson:

    "Em O Senhor dos Anéis, que levou 18 meses para ser filmado, acabei ficando exausto e, quando isso acontece, o cérebro para de funcionar e a imaginação para de trabalhar da maneira que você gostaria. Cheguei a um ponto em que, no meu dia de folga, eu colocava um DVD de Os Bons Companheiros ou Cassino e dizia: "OK, já sei o que tenho que tentar fazer agora".

    Eu não conseguia fazer isso tão bem quanto Scorsese, mas ele me inspirava e me enchia de energia, me dizendo qual era o meu trabalho: criar maneiras interessantes de filmar as cenas, movimentos de câmera interessantes e maneiras interessantes de mostrar o desempenho. Eu costumava fazer isso como uma atividade terapêutica quando estava em um estado de exaustão".

    Os filmes de O Senhor dos Anéis estão disponíveis no HBO Max.

    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
    O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
    Data de lançamento 25 de dezembro de 2003 | 3h 21min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Sean Astin, Elijah Wood, Viggo Mortensen
    Usuários
    4,7
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top