Minha conta
    O cinema do futuro: Como as produções trabalham a preocupação com o aquecimento global nas telas
    Renata Rodrigues
    Renata Rodrigues
    -Redatora
    Jornalista que, assim como Carrie Bradshaw, ama contar histórias. Apaixonada por produções baseadas em fatos reais, realitys de qualidade duvidosa e comédias românticas cheias de faz de conta. Sempre aprendendo com as reflexões profundas dos roteiros de Shonda Rhimes recitados por Meredith Grey.

    Toyota apresenta “A sustentabilidade que te move” através de filmes e séries que fantasiam um futuro de escassez do planeta se não começarmos a mudar agora.

    20th Century Fox Animation

    Há tempos as produções audiovisuais e cinematográficas usam suas narrativas para explorar uma temática de importância planetária. Um desses tópicos que segue sendo pauta no dia a dia são as mudanças climáticas e a constante necessidade de buscarmos alternativas sustentáveis para a existência humana na Terra.

    Os Simpsons é uma dessas produções visionárias que brinca com futuro e tecnologia e, por isso, acaba prevendo diversos acontecimentos, como em um episódio de 1995 em que Lisa viaja para 2010 e experimenta as videoconferências que são tão comuns ao mundo conectado do século XXI.

    Lisa, inclusive, é uma personagem conhecida como uma das maiores ativistas ambientais da TV. Isso porque ao longo dos anos, a filha de Homer Simpson defendeu questões importantes sobre desmatamento, descarte de resíduos, proteção aos animais e mudanças climáticas em seu discurso.

    Além desse exemplo, inúmeras outras narrativas fantasiam sobre como será o mundo em um futuro com pouco ou nenhum acesso aos recursos naturais. Wall-E, por exemplo, a animação de ficção científica da Disney, nos leva a refletir sobre as limitações da vida após a extrema poluição do planeta e o acúmulo de gases tóxicos. Defender a preservação ambiental e buscar alternativas sustentáveis é uma das premissas da Toyota.

    20th Century Fox Animation

    A sustentabilidade move a Toyota e é preciso começar agora!

    A companhia japonesa conhecida por dar vida a automóveis famosos no dia a dia e também no cinema te convida a imaginar um mundo melhor. Para isso, a empresa está focada em desenvolver soluções sustentáveis para neutralizar a emissão de carbono até 2050.

    Tendo o Corolla como um dos modelos que mais aparecem em filmes, como o ‘tunado’ de Velozes e Furiosos, a Toyota definiu seis desafios para a companhia trabalhar nos próximos anos que serão importantes para otimizar o uso de recursos naturais e assim contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente.

    São eles: ciclo de vida com neutralização da emissão de CO2, novos veículos e fábricas com essa mesma premissa, minimizar e otimizar o uso da água, estabelecer uma sociedade e sistemas baseados em reciclagem e estabelecer uma sociedade em harmonia com a natureza.

    Como essas iniciativas sustentáveis funcionam na prática?

    Como no Mirai, substituto do DeLorean CMC-12 de De Volta para o Futuro 2, que utiliza hidrogênio proveniente de lixo para rodar, a Toyota Global assumiu o compromisso de produzir novos veículos com menor emissão de CO2 no meio ambiente, diminuir a emissão de gases poluentes em suas fábricas, minimizar e otimizar o uso da água, estabelecer sistemas de reciclagem e criar um ecossistema harmônico com a natureza.

    Para isso, a companhia te convida a se movimentar para construirmos um mundo com mais mobilidade, eficiência, liberdade e felicidade. Através da Fundação Toyota, a montadora apoia iniciativas que atuam com sustentabilidade, educação, ajuda humanitária e cultura, como o projeto das Araras Azuis, espécie ameaçada de extinção no Rio, assim como no filme de mesmo nome.

    Quer saber mais? O AdoroCinema preparou um quiz para você entender o destino final dos famosos carros da Toyota em franquias conhecidas. Clique aqui e descubra!

    Quiz: Se você fosse um carro de cinema, qual modelo você seria? Responda e descubra!

    *Parceria paga com Toyota.

    ***

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top