Minha conta
    A Disney sofre seu primeiro ano sem um filme de um bilhão de dólares nas bilheterias desde 2014: Será que a bolha finalmente estourou?
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O lançamento de maior bilheteria do estúdio em 2023 foi Guardiões da Galáxia Vol. 3, que arrecadou 845 milhões de dólares em todo o mundo.

    Com o fim de 2023, é comum fazermos um balanço do ano cinematográfico, do qual a Walt Disney Studios não se saiu particularmente bem e, pela primeira vez desde 2014, a Casa do Rato não lançou um filme que tenha ultrapassado 1 bilhão de dólares nas bilheterias. Sem dúvida, um golpe derivado principalmente da falta de hábito para esses números.

    De acordo com a análise da Variety sobre os números da Disney, em que os anos de 2020 e 2021 são omitidos devido à natureza caótica de um cenário de pandemia que quebrou completamente a indústria, nove anos se passaram desde a última vez em que um ano se encerrou sem um único lançamento de um bilhão de dólares; algo que contrasta com um 2019 que terminou com impressionantes sete longas-metragens acima desse valor espetacular.

    Walt Disney Pictures

    Se algo chama a atenção é o declínio da popularidade das produções da Marvel Studios, que deixaram fracassos como o recente As Marvels ou Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e surpresas agradáveis como Guardiões da Galáxia Vol. 3, que se tornou o título de maior bilheteria do estúdio com um valor bruto de 845 milhões de dólares; uma soma mais do que notável, mas inferior a algumas previsões que, talvez, fossem excessivamente otimistas.

    Mas tenha cuidado, pois há vida além do MCU... mesmo que não tenha sido tão lucrativo quanto o esperado. Entre os lançamentos de marca registrada da Disney estão Indiana Jones e A Relíquia do Destino -384 milhões-, Mansão Mal-Assombrada -117 milhões-, Elementos -495 milhões- ou A Pequena Sereia -569 milhões-; filmes com números louváveis, mas considerados fracassos em sua maioria, especialmente no que diz respeito à aventura do arqueólogo de Harrison Ford.

    Sem ir mais longe, e para fornecer algum contexto, Avatar: O Caminho da Água, lançado no final de 2022, arrecadou mais dinheiro nos EUA em 2023 do que Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, A Relíquia do Destino e As Marvels. Especificamente, o filme de James Cameron arrecadou 283 milhões, em comparação com 214 milhões, 174 milhões e 76 milhões para os outros três longas-metragens, respectivamente. Mas qual é exatamente o motivo dessa severidade quando se trata de avaliar as arrecadações de bilheteria e o impacto?

    O hábito do sucesso

    Walt Disney

    Uma das frentes abertas está na facilidade com que o público - e muito menos os profissionais - pode obter dados sobre orçamentos e dinâmicas de filmagem, o que faz com que os 384 milhões de dólares que o último Indiana Jones custou pareçam ridículos quando sabemos que ele custou cerca de 300 milhões, deixando para trás muitos outros meandros industriais desconhecidos do mais comum dos mortais, mas é claro que sabemos como funciona a opinião pública hoje em dia.

    Por outro lado, e esse parece ser o grande problema, estamos acostumados a uma sucessão de bombas com bilheterias absurdamente altas que vêm inflando uma bolha que, mais cedo ou mais tarde, teria de estourar por uma simples questão de lógica matemática. Por exemplo, Shawn Robbins, analista da Boxoffice Pro, acredita que a maneira como a Disney elevou o nível nos anos 2010 está cobrando seu preço.

    "A Disney estabeleceu um padrão incrivelmente alto para si mesma durante a década de 2010, disparando em todos os cilindros. O lado ruim do sucesso é que se espera que ele se repita sempre. O estúdio sempre estaria em uma posição delicada quando o poço começasse a secar".

    Está claro que sustentar o sucesso por mais de uma década ininterruptamente é praticamente impossível, e o caso da Disney é um bom exemplo disso. Com esse fato, o debate que alguns cineastas, como Edgar Wright, já estão alimentando sobre a viabilidade de continuar apostando totalmente em franquias, licenças e grandes blockbuster, deixando em segundo - ou terceiro - plano os produtos de orçamento médio, indie e mais arriscados e pessoais.

    Certamente, em um ano em que um filme biográfico em preto e branco de três horas e meia faturou 950 milhões de dólares nas bilheterias - não importa se dirigido por Christopher Nolan -, fica claro que é hora de sentar e refletir antes que a rede de segurança se rompa e se torne ainda mais complicado inflar a bolha mais uma vez.

    Guardiões da Galáxia Vol. 3
    Guardiões da Galáxia Vol. 3
    Data de lançamento 4 de maio de 2023 | 2h 30min
    Criador(es): James Gunn
    Com Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista
    Imprensa
    3,4
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Lançada há 56 anos, esta animação da Disney é uma das obras mais conceituadas da história
    • Síndrome da mãe ausente, a triste razão pela qual quase todas as princesas da Disney são órfãs
    • James Cameron revela o status de Avatar 3, por que a Disney adiou seu lançamento e uma decisão fundamental sobre os próximos filmes: “Quero fazer todos aqui”
    • A protagonista de Wish é considerada uma princesa da Disney?
    Comentários
    Back to Top