Minha conta
    Isso teria mudado a história do cinema de forma decisiva: Martin Scorsese queria fazer um dos maiores filmes de ficção científica de todos os tempos
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Martin Scorsese é conhecido por filmes de gângsteres, já Ridley Scott é associado a ficção científica, mas tudo poderia ter sido bem diferente...

    Em uma carreira de mais de 50 anos, Martin Scorsese cobriu quase todos os gêneros existentes: Ele fez comédias (Depois de Horas), filmes infantis (A Invenção de Hugo Cabret), épicos religiosos (A Última Tentação de Cristo), terror psicológico (Cabo do Medo), musicais (New York, New York) e dramas de fantasia (A Época da Inocência). E ainda: o diretor de 81 anos não é associado a nenhum outro gênero tanto quanto aos filmes de gângsteres e máfia.

    Scorsese fez vários clássicos do gênero, incluindo Os Bons Companheiros e Cassino. Mas no início de sua carreira, ele tinha planos completamente diferentes: depois de estrear na direção com Quem Bate à Minha Porta?, ele queria filmar Andróides Sonham Com Ovelhas Elétricas?, de Philip K. Dick - o romance distópico de 1968, do qual surgiu o marco da ficção científica Blade Runner, em 1982. Isso não poderia ter mudado decisivamente somente o curso de sua carreira, como o do cinema.

    The Ladd Company/Shaw Brothers/Blade Runner Partnership

    Em 1969, Scorsese trabalhou em um conceito para o filme de ficção científica junto com o crítico e roteirista Jay Cocks, mas a realização se mostrou muito complicada - pelo menos por enquanto. Assim, o lendário diretor optou por outro projeto mais fácil de realizar: Caminhos Perigosos (1973), seu primeiro filme de gângster, que também o reuniu com colaboradores de longa data, como Robert De Niro e Harvey Keitel. Scorsese nunca fez um filme de ficção científica até hoje, mas fez vários clássicos e obras-primas do cinema de gângster, mais recentemente O Irlandês e Assassinos da Lua das Flores.

    Portanto, Caminhos Perigosos desempenha um papel fundamental na filmografia de Scorsese - e poderia ter conduzido sua carreira em uma direção completamente diferente se ele tivesse feito um filme de Philip K. Dick. E não é só isso: a história do cinema também teria tomado um rumo diferente, já que o clássico que definiu o estilo de Ridley Scott com Harrison Ford poderia ter se tornado obsoleto. No entanto, é claro que é exercício atraente imaginar como teria sido Blade Runner dez anos antes e sob a direção de Martin Scorsese...

    Blade Runner, o Caçador de Andróides
    Blade Runner, o Caçador de Andróides
    Data de lançamento 26 de julho de 1982 | 1h 57min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Max

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top