Minha conta
    30 anos da estreia de um dos melhores filmes de Steven Spielberg: Uma obra-prima sobre um dos eventos mais terríveis da história
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Um filme definitivo na carreira do diretor que é baseado em eventos reais durante a Segunda Guerra Mundial.

    Se há algo que nos fascina em assistir a filmes, não é apenas poder desfrutar de histórias poderosas e autênticas, sejam elas baseadas em eventos reais ou não, mas também poder apreciar alguém por trás delas que tem uma visão muito particular dos fatos. Alguém que não apenas observa uma situação e sabe como extrair o que quer que seja (o drama humano ou o absurdo divertido), mas que também tem uma maneira muito específica de contá-la.

    A Lista de Schindler, filme dirigido por Steven Spielberg em 1993, é um desses casos. Trinta anos após seu lançamento, ele continua sendo uma obra essencial e atemporal, que poderia ter sido lançada dez ou vinte anos depois e teria o mesmo impacto. E o mesmo aconteceria se tivesse saído antes.

    A Lista de Schindler
    A Lista de Schindler
    Data de lançamento 31 de dezembro de 1993 | 3h 15min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,8
    Assista agora

    Qual a história de A Lista de Schindler?

    O empresário alemão Oskar Schindler (Liam Neeson) busca prosperar na Alemanha do Terceiro Reich, fazendo amizade com os nazistas para obter ganhos pessoais e financeiros. Os governantes lhe fornecem uma fábrica na Cracóvia, onde ele pode explorar centenas de trabalhadores judeus como mão de obra para fabricar armas e enriquecer. Aos poucos, com a ajuda de seu gerente, ele começa a perceber as atrocidades cometidas ao seu redor e o que sua fábrica está fazendo por esses judeus perseguidos.

    D.R.

    É um momento delicado ver uma obra sobre o extermínio de judeus, justamente quando esse terrível evento está sendo usado como justificativa para o bombardeio de outra população vulnerável. Mas talvez seja por isso que o retrato de Spielberg seja mais necessário do que nunca, refletindo com incrível vigor a tirania e a ditadura do medo impostas a um grupo desfavorecido em um território.

    A Lista de Schindler: imersão em um drama horrível

    As escolhas formais feitas pelo diretor mostram seu maior grau de maturidade, colocando-o diretamente entre os grandes cineastas americanos. O filme, em suas dimensões, estética e estrutura, poderia ter sido o mesmo em qualquer outra década, mas se torna verdadeiramente especial por um Spielberg que alcança uma nova dimensão, uma que ele realmente não havia acessado antes.

    A Lista de Schindler é avassalador, mas também estranhamente irresistível. Sua longa caminhada pelas atrocidades é chocante em um nível emocional e até mesmo visceral, quase como se ele transportasse você para o momento através do requintado trabalho de câmera e fotografia de Janusz Kaminski, que está fazendo seu primeiro trabalho em uma longa colaboração com Spielberg.

    A direção dos atores, com os incríveis Liam Neeson, Ralph Fiennes e Ben Kingsley, finaliza criando um drama devastador que inunda o espectador de sensações.

    A Lista de Schindler está disponível no Telecine.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top