Minha conta
    Um fracasso: O que deu errado com o primeiro live-action de Avatar, O Último Mestre do Ar?
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    O longa-metragem de 2010 frustrou a maior parte dos fãs da animação original - e também a crítica especializada.

    Avatar – O Último Mestre do Ar chega em breve à Netflix. E a série live-action, baseada na celebrada animação dos anos 2000, não é a primeira tentativa de readaptar a saga de Aang. O diretor M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido), em 2010, já havia se aventurado nesta empreitada, levando a história para os cinemas. Todavia, para muitos, O Último Mestre do Ar não conseguiu capturar a verdadeira essência de Avatar.

    O filme chegou a vencer o prêmio de Pior Filme do Ano no Framboesa de Ouro, e também obteve somente 6% de aprovação pelos críticos e 42% de aprovação dos usuários do Rotten Tomatoes. O Último Mestre do Ar amargou a vigésima posição nas bilheterias daquele ano, arrecadando um total de US$ 318,9 milhões, contra um orçamento estimado em 150 milhões de dólares. Mas, o que exatamente aconteceu de tão errado com o longa-metragem?

    Paramount Pictures
    Dev Patel em O Último Mestre do Ar

    Mesmo com um elenco interessante - como um jovem Dev Patel - o filme live-action já enfrentava um obstáculo significativo, logo em sua estrutura: Como encaixar 440 minutos de história, em um filme de 90 minutos? E uma das decisões criativas mais questionáveis do longa-metragem, foi, justamente, Katara ter sido escolhida como a “narradora” da história, o que apressava a narrativa, frustrando quem esperava de fato ver a história e não somente ouvir os acontecimentos.

    Outro ponto criticado no filme, é a imprecisão no elenco. E isso pode ser mais problemático do que parece: as representações dos personagens não correspondiam à animação, inclusive, etnicamente falando. O embranquecimento de Katara e Sokka, por exemplo, é imperdoável.

    Shyamalan também demonstrou em 2010, o que foi considerado uma certa inexperiência com CGI. Os efeitos visuais ruins não ajudaram o filme, a tal ponto de algumas cenas soarem totalmente ridículas, além da ambientação ruim e da caracterização ineficaz dos personagens e seus trajes. A tecnologia 3D utilizada também foi duramente criticada.

    O Último Mestre do Ar

    O Último Mestre do Ar acompanha o menino de apenas 12 anos que descobre ser o Avatar, grande mestre responsável por garantir o equilíbrio entre os quatro elementos - água, terra, fogo e ar - e suas respectivas nações representantes. E precisa manter o planeta em segurança. Agora resta esperar para conferir se a Netflix aprendeu com os erros do primeiro live-action. A depender do primeiro trailer divulgado, podemos esperar por uma produção, no mínimo, promissora.

    Avatar – O Último Mestre do Ar, a série, estreia em 22 de fevereiro, exclusivamente na Netflix.

    Avatar: O Último Mestre do Ar
    Avatar: O Último Mestre do Ar
    Data de lançamento 2024-02-22 | min
    Séries : Avatar: O Último Mestre do Ar
    Com Gordon Cormier, Kiawentiio, Ian Ousley
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Paramount+

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top