Minha conta
    No streaming: 20 anos desde o lançamento de um dos melhores filmes de aventura do século XXI, essa é uma experiência intensa que complementa Napoleão
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    Russell Crowe lidera uma grande guerra marítima em um filme formidável que merecia ter sua franquia.

    O que leva os cineastas a explorar o passado e os acontecimentos históricos? Essa é uma questão que se torna atual por causa de Napoleão, que recebeu críticas dos historiadores pelas suas imprecisões. Isso não é uma questão para Ridley Scott, porque ele não está tentando recriar a história, mas sim tentando retratar o poder.

    Napoleão Bonaparte foi muito mais do que uma pessoa a quem aconteceram coisas que podem ser resumidas numa página da Wikipédia. Seu impacto foi global, e sua figura acarretou consequências de diversos tipos em diversas partes do mundo. Retratar essas consequências de forma dramática no cinema não pretende nos aproximar de como era a vida naquela época, mas sim explorar coisas que nos preocupam no presente. Seja pelo poder ou por algo completamente diferente, como a camaradagem que um grande filme como Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo reflete.

    Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo
    Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo
    Data de lançamento 30 de janeiro de 2004 | 2h 18min
    Criador(es): Peter Weir
    Com Russell Crowe, Paul Bettany, Billy Boyd
    Usuários
    3,9

    Honra e adversidade em alto mar

    Com um título que antecipa uma possível franquia que, infelizmente, não recebemos, este filme de Peter Weir é um dos melhores filmes de aventura deste século e comemora 20 anos de seu lançamento nas salas de cinema. Um Russell Crowe imperial é acompanhado por outros grandes intérpretes como Paul Bettany e James D'Arcy, consolidando uma grande experiência que pode ser vista em streaming no Prime Video.

    Somos transportados ao auge das Guerras Napoleônicas, no ano de 1805, onde a Inglaterra é um dos bastiões que resiste devido à sua poderosa frota naval. O mar se torna um campo de batalha peculiar que atormentará o capitão Jack Aubrey (Crowe) e sua tripulação, sendo atacados de surpresa por um navio francês. Aubrey tentará recuperar o barco e o espírito de sua equipe para travar uma batalha onde há muito em jogo.

    Embora Aubrey seja uma criação do romancista Patrick O'Brian, cuja série de livros é a base deste filme, suas histórias vêm daquelas vivenciadas pela Marinha Real Britânica naquele período, especialmente de Thomas Cochrane, o Marquês do Maranhão. Isso significa que, embora seja uma obra de ficção, ainda possui um pano de fundo histórico que Weir explora para pintar um retrato da resistência humana diante da adversidade, da honra e também da camaradagem masculina.

    Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo: épico humano

    United International Pictures (UIP)

    É por isso que, mesmo com ares de aventura para todos os públicos, o filme se tornou um clássico do cinema, entretenimento adulto sofisticado e acelerado. A tom é épico, mas Weir passa grande parte do tempo explorando o drama humano, criando intimidade entre seus personagens.

    Sua experiência completa é capaz de comover, de comentar preocupações que permanecem relevantes e de arrebatar com sua ação. Seu orçamento desproporcional impediu que fosse um sucesso comercial, o que facilitaria continuar como uma saga cinematográfica, mas também lhe permitiu resistir ao teste do tempo como um filme incrível. O filme está disponível no Prime Video.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top