Minha conta
    Uma obra-prima absoluta: 86% de aprovação da imprensa e 4,1/5 estrelas do público do AdoroCinema
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Robert DeNiro estrela esse filme que mudou a vida de Meryl Streep.

    A década de 1970 nos deixou um punhado de filmes sobre a Guerra do Vietnã que entraram para a história do cinema. No topo, provavelmente está Apocalypse Now, de Coppola, mas não muito atrás está O Franco Atirador, o brilhante filme de Michael Cimino lançado em 1978. Elogiado tanto pela crítica quanto pelo público, ele não recebe tanto reconhecimento quanto o filme com Marlon Brando e Martin Sheen, mas ainda é uma obra-prima.

    Se você quiser revê-lo ou descobri-lo pela primeira vez, o clássico está disponível para aluguel ou compra digital nas plataformas Apple TV, Amazon, Google Play e Microsoft.

    O Franco Atirador
    O Franco Atirador
    Data de lançamento 25 de dezembro de 1979 | 3h 03min
    Criador(es): Michael Cimino
    Com Robert De Niro, Christopher Walken, Meryl Streep
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    A história se passa em 1968. Mike, Steven, Nick, Stan e Axel trabalham em uma usina siderúrgica em Clairton, Pensilvânia, e formam um pequeno e unido grupo de amigos, mas a paz de espírito deles é tomada pela Guerra do Vietnã quando três deles são mobilizados para o combate.

    Cimino havia dirigido apenas um filme antes, O Último Golpe, uma comédia policial com Clint Eastwood e Jeff Bridges, e com seu segundo filme ele ousou mudar completamente seu estilo. O resultado foi maravilhoso, pois 50 anos depois ele ainda é considerado uma verdadeira obra-prima do cinema. Cenas como a da roleta russa e a da caça aos animais entraram para a história.

    Isso sem mencionar as atuações magistrais de Robert De Niro, Christopher Walken e John Savage, que estrelam um filme quase perfeito: 86% para os críticos e 4,1 estrelas de 5 para os usuários do AdoroCinema. "Obra prima do cinema mundial! Perfeito e magnifico, um filme que com certeza é um dos melhores da história, bem desenvolvido e atuações incríveis", escreve um deles. "Um clássico do cinema e uma vigorosa denúncia sobre as guerras, especialmente a do Vietnã", escreve outro.

    Universal Pictures

    E falando em atuações, O Franco Atirador mudou a vida de Meryl Streep. Em um incrível gesto de generosidade, Robert De Niro convenceu Cimino a contratar Streep e seu namorado, John Cazale, que estava gravemente doente com câncer e precisava pagar as despesas médicas. Os produtores se recusaram por causa do risco financeiro envolvido, mas De Niro se ofereceu para pagar o seguro para que o casal pudesse trabalhar por alguns meses.

    Robert De Niro vai reprisar papel icônico de Taxi Driver? Roteirista não está feliz e afirma que "nunca vai assistir”

    Cazale conseguiu filmar todas as suas cenas nas primeiras semanas de filmagem, embora tenha morrido antes de ver o filme pronto. Por sua vez, Streep não estava particularmente interessada no papel porque ela era basicamente o interesse amoroso da trama, sem realmente entrar no personagem. No entanto, ela foi indicada ao Oscar e, desde então, tornou-se um ícone de Hollywood.

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top