Minha conta
    5 fatos sobre o making of de Jogos Mortais que você definitivamente não conhece!
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    A décima sequência do jogo de terror e suspense espera por você em breve nos cinemas

    Embora ainda demore um pouco até o Halloween, os corações dos amantes do cinema começam a bater mais rápido à medida que o inverno chega ao fim e gradualmente nos aproximamos do início da primavera. Estamos quase na temporada de filmes de terror novamente e Jogos Mortais X, a décima sequência da polêmica franquia de terror, nos espera este mês – finalmente com o retorno de Tobin Bell!

    Razão suficiente para nos lembrarmos mais uma vez da aposta de sucesso por trás da primeira parte: James Wan e Leigh Whannell só conseguiram fazer história em Hollywood através de um curta-metragem de baixo orçamento. E você certamente já sabia disso.

    Mas há muitos outros fatos sobre as origens da franquia que você provavelmente ainda desconhece. Selecionamos os cinco mais legais para você. Então: vamos ficar nostálgicos.

    1. Apenas uma das três ideias

    Lionsgate

    James Wan e Leigh Whannell tinham um sonho em comum: queriam realizar um grande avanço na indústria cinematográfica. Depois de se formar na escola de cinema, o objetivo era desenvolver ideias que pudessem ser implementadas apenas com um pequeno orçamento. Wan e Whannell trocaram sugestões, mas não chegaram a nada.

    Em entrevista ao The A.V. Club, Wan compartilhou três das ideias que se destacaram em sua mente: “Uma delas foi a ideia de um filme sobre projeção astral que não tínhamos certeza se seria legal o suficiente. A segunda foi a ideia de um homem que adormece à noite e acorda de manhã com arranhões. Ele percebe que algo estranho está acontecendo com ele à noite, então instala câmeras. E isso foi há muitos anos, muito antes de outro filme chamado Atividade Paranormal ser lançado.”

    A terceira ideia? Bem, esta deve ser mais do que familiar para nós, fãs de terror: “E a terceira ideia […] era um conceito muito simples sobre dois homens em uma sala e entre eles há um cadáver no chão. Eles têm uma arma e um gravador […] Eu sabia que haveria uma reviravolta no final, mas com todo o resto, eu não tinha absolutamente nenhuma ideia do que iria acontecer." Leigh Whannell acreditou nessa ideia. Felizmente os dois chegaram a um acordo. Mas para sermos honestos, é interessante brincar com o “E se…”. Como poderiam ter sido os outros dois projetos, a partir do olhar cinematográfico desta dupla?

    2. Crises de enxaqueca como inspiração

    Portanto, a estrutura básica da ideia estava estabelecida. Muitos detalhes ainda precisavam ser esclarecidos antes da filmagem do curta (e principalmente antes da filmagem do longa). Por exemplo, como Whannell e Wan chegaram até a história do tumor cerebral de John Kramer? A resposta pode ser encontrada na própria biografia de Whannell: Depois da escola de cinema, ele teve um emprego péssimo e enxaquecas frequentes devido ao estresse. Whannell estava preocupado em ter um tumor cerebral e chegou a realizar uma ressonância magnética.

    Essa experiência fez com que ele hesitasse. Ele disse: “Comecei a pensar: ‘E se você recebesse a notícia de que tinha um tumor e iria morrer em breve? Como você reagiria? Então comecei a imaginar esse personagem a quem foi dado um prazo, a quem foi dito que ele só tinha um ano de vida, dois anos na verdade, e que sua condição estava o matando lentamente." De uma forma estranha, Kramer e Whannell estão profundamente conectados, através do medo que costumava assombrá-los.

    3. Um título de filme que você deve visualizar primeiro

    Lionsgate

    Com a ideia, Wan também sugeriu diretamente um título: “Jogos Mortais”. Ele contou a Whannell por telefone. Whannell explica que após o telefonema abriu um caderno e começou a desenhar o título, dando-lhe uma estética. Ele escolheu um estilo heavy metal dos anos 80 com sangue escorrendo pelas letras. Essa visualização o ajudou a ficar ainda mais animado com o título. Ele ligou de volta para Wan e concordou em chamar o filme de “Jogos Mortais”.

    Um título simples como “Jogos Mortais” é cativante, mas não particularmente significativo. Você precisa de uma visualização para poder fazer algo com ele. E Whannell não tinha à disposição a estética que tínhamos quando fomos expostos ao título pela primeira vez. Whannell teve que, ele mesmo, criar uma.

    4. Talento para improvisação: intestino de porco como entranhas humanas

    As coisas ficam sangrentas em Jogos Mortais. Há uma cena em que uma personagem tem que vasculhar as entranhas de um homem morto para encontrar uma chave que a libertará de sua armadilha reversa para ursos. Os produtores certamente poderiam ter produzido entranhas humanas artificiais para esta cena. Mas com o orçamento e o tempo apertados, eles decidiram comprar tripas de porco no açougue local.

    Acontece que elas se parecem surpreendentemente com as entranhas humanas. Esse tipo de improvisação salvou o filme mais de uma vez: até mesmo a decisão básica do enredo de rodar o filme quase inteiramente em um banheiro degradado se deve ao fato de que eles simplesmente não tinham dinheiro para filmar ao ar livre.

    5. Billy, o boneco

    O boneco Jigsaw é assustador. Billy é o aterrorizante rosto de palhaço de que John Kramer se utiliza para operar em segredo. Você pode literalmente imaginar como Leigh Whannell ou James Wan encontraram o boneco no canto traseiro de um antiquário e passaram horas limpando a poeira e teias de aranha.

    Mas, na verdade, não foi bem assim: o próprio James Wan criou o boneco. Ele mesmo o montou - não um designer profissional ou uma empresa de cenografia de Hollywood! É sempre fascinante ver a criatividade que grandes diretores e roteiristas tiveram que mostrar no início de suas carreiras até finalmente entregarem um sucesso.

    Jogos Mortais X
    Jogos Mortais X
    Data de lançamento 28 de setembro de 2023 | 1h 58min
    Criador(es): Kevin Greutert
    Com Tobin Bell, Shawnee Smith, Synnøve Macody Lund
    Imprensa
    2,6
    Usuários
    3,9
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Vale lembrar que todos os filmes da saga Jogos Mortais estão disponíveis em diversos streamings. Jogos Mortais X chega aos cinemas em 28 de setembro de 2023.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top