Minha conta
    Este filme tem um dos melhores finais de todos os tempos, segundo o diretor Christopher Nolan
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Um clássico que abriu caminho para filmes como Cidadão Kane.

    Entre as muitas interpretações que se podem fazer de uma obra tão grandiosa como Oppenheimer está a mais clássica que se conecta com o restante da filmografia de Christopher Nolan. Durante boa parte do filme com Cillian Murphy, vemos um retrato da obsessão em sua faceta mais perigosa: a busca da grandeza termina com as consequências mais fatais.

    Embora não haja necessariamente uma ligação direta, é curioso como um dos filmes clássicos que o cineasta mais elogia aborda exatamente uma obsessão que leva à degeneração e até à destruição. Um longa que, segundo o próprio Nolan, tem um dos melhores finais de todos os tempos. Trata-se de Ouro de Maldição, lançado em 1925.

    A humanidade e seus piores impulsos: Qual é a história de Ouro e Maldição?

    O monumental filme de Erich von Stroheim continua sendo um objeto de fascínio cult quase 100 anos depois – em 2020, inclusive, caiu em domínio público e vale notar que existe uma versão de duas horas e uma montagem de quatro horas, considerada mais completa pelo diretor.

    Metro-Goldwyn-Mayer

    Adaptando o poderoso romance de Frank Norris, Ouro e Maldição começa quando o dentista McTeague (Gibson Gowland) se apaixona por Trina (Zasu Pitts), uma mulher de quem fez um tratamento dentário. Seu melhor amigo e também rival pelo amor de Trina é Marcus (Jean Hersholt) – ele permite que Mac se case com Trina, mas muda de ideia depois que a mulher ganha na loteria.

    Marcus, então, aciona seus contatos no governo local, e consegue acabar com a vida de Mac, que fecha o consultório, passa a beber e a bater na mulher. Trina transforma o dinheiro da loteria em uma fonte de satisfação, e guarda suas moedas de ouro enquanto o casal passa fome. Por causa de um inesperado dinheiro, a vida de três pessoas fica completamente arruinada.

    Uma história de ganância e corrupção

    A maneira como os diferentes personagens, não apenas McTeague e sua esposa, se entregam aos piores vícios é a forma de Von Stroheim refletir sobre o pior da condição humana – ganância, vingança e raiva. Além disso, os aspectos técnicos do longa, como o uso inteligente de cortes e close-ups, o tornou um dos melhores de todos os tempos, influente para obras transgressoras que vieram depois, como Cidadão Kane.

    Ouro e Maldição
    Ouro e Maldição
    1h 40min
    Criador(es): Erich Von Stroheim
    Com Gibson Gowland, Zasu Pitts, Jean Hersholt
    Usuários
    3,2

    Sobre o final, é claro que não vamos dar spoilers, mas é do tipo que vai te deixar roendo as unhas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top