Minha conta
    Este fracasso de ficção científica é realmente uma sequência secreta de Blade Runner?
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Assim como o hoje cult Blade Runner, O Soldado do Futuro de Paul WS Anderson foi um fracasso nas bilheterias. Mas essa não é a única coisa que os dois filmes têm em comum...

    Sim, Blade Runner 2049 – a sequência oficial do clássico de ficção científica de Ridley Scott – também teve um desempenho inferior nas bilheterias em 2017. Mas a sequência de Denis Villeneuve foi poupada de um destino como O Soldado do Futuro (1998): Com um orçamento de 60 milhões de dólares, o filme de ficção científica de Paul W.S. Anderson (O Enigma do Horizonte, Monster Hunter) é considerado um dos grandes fracassos dos anos 90, o que paralisou a carreira de Anderson por alguns anos até que o diretor de ação pudesse pelo menos se redimir financeiramente com a franquia Resident Evil.

    O que tudo isso tem a ver com Blade Runner? A princípio, as duas obras têm pouco em comum, além de compartilharem o mesmo gênero cinematográfico - de um lado, um clássico visionário futurista baseado no livro de Philip K. Dick (que também naufragou nas bilheterias!), do outro, o simples (o que não significa ruim) filme com Kurt Russell. Mas ambas as obras têm mais uma coisa em comum: o roteirista.

    David Webb Peoples co-escreveu a adaptação do romance distópico de Philip K. Dick: Do Androids Dream Of Electric Sheep? e se você prestar atenção, descobrirá cada vez mais coincidências: por exemplo, em uma cena de O Soldado do Futuro você pode ver a carcaça de um dos carros voadores de Blade Runner, em um depósito de lixo.

    Warner Bros. Pictures

    Mas isso é suficiente para indicar que os dois filmes se passam no mesmo universo? Não necessariamente: tal veículo também aparece em De Volta para o Futuro - Parte II como uma referência irônica - e em O Soldado do Futuro também há referências a outros filmes, por exemplo, ao filme cult de Kurt Russell, Fuga de Nova York.

    Mais relevante é o fato de o soldado Todd, interpretado por Russell, ter lutado nas batalhas mencionadas no inesquecível monólogo final de Roy Batty (Rutger Hauer). Mas aqui também há um problema: afinal, O Soldado do Futuro também fala sobre outras guerras, algumas das quais vêm do universo Star Trek. Então, talvez seja apenas uma das muitas alusões ao cânone da ficção científica.

    Então a tese está fora de questão? Não exatamente - afinal, Anderson e Peoples estão convencidos de que O Soldado do Futuro se passa no mesmo universo de Blade Runner - e Peoples, como roteirista de ambos os filmes, tem moral para opinar sobre o assunto.

    Roteirista confirma conexão com Blade Runner?

    Na estreia, Peoples anunciou que O Soldado do Futuro está intimamente ligado ao filme cult de 1982. E mais tarde, o autor reiterou essa afirmação várias vezes, em entrevistas. Ele incorporou deliberadamente elementos mencionados de Blade Runner no roteiro do filme de ação de Anderson, afim de mostrar que os dois filmes acontecem na mesma realidade. E o próprio diretor também vê uma conexão com o filme cult de Harrison Ford.

    Isso resolve a questão: O Soldado do Futuro pode não ser uma sequência direta de Blade Runner, mas, no entanto, é um filme paralelo semi-oficial que tem mais a ver com o clássico replicante do que se poderia pensar inicialmente.

    O Soldado do Futuro
    O Soldado do Futuro
    1h 38min
    Criador(es): Paul W.S. Anderson
    Com Kurt Russell, Jason Scott Lee, Connie Nielsen
    Usuários
    3,9

    O Soldado do Futuro está disponível no Prime Video.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top