Minha conta
    "Aposentada à força": O que aconteceu com Geena Davis, uma das maiores estrelas de Hollywood que sumiu do cinema?
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    Você se lembra? Geena Davis era uma estrela dos anos 90.

    No final dos anos 80 e início dos anos 90, Geena Davis era a rainha do cinema. Não houve blockbuster em que ela não aparecesse ou cena que não se elevasse com sua presença. Até que, de repente, um dia, no início dos anos 2000, ele parou de aparecer tanto. Desde então, fez apenas dez filmes e focou na televisão, mas nunca mais voltou aos níveis de fama de então. No entanto, em 2020, Geena ganhou seu segundo Oscar e talvez você já tenha se perguntado ao ver e rever Thelma & Louise: O que aconteceu com Geena Davis?

    Virginia Elizabeth Davis nasceu em 21 de janeiro de 1956 em uma pequena cidade de Massachusetts chamada Wareham, onde apenas 8 mil pessoas viviam na época. Seus pais, uma professora assistente e um engenheiro civil que atuava como diácono da igreja, não planejavam um futuro fora de Wareham. Geena Davis teve uma adolescência normal: aprendeu música, foi líder de torcida, fez um ano de intercâmbio na Suécia, mas não chegou a se formar na universidade.

    Na verdade, seu primeiro emprego após seu tempo no campus foi como manequim vivo em uma loja: seu trabalho era se colocar na vitrine e usar vestidos que eram tocados o tempo todo. Por acaso, ela teve dois golpes de sorte: o primeiro, poder dar seus primeiros passos como modelo além da vitrine. O segundo, em 1982, aos 26 anos, quando Sydney Pollack a chamou para Tootsie.

    Columbia Pictures

    Uma carreira meteórica

    Geena Davis explodiu em meados dos anos 80 e se tornou a atriz favorita de toda uma geração. A mosca, Os Fantasmas Se Diverte, Meu Amante é de Outro Mundo... Além disso, em 1989, ela ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por O Turista Acidental. Ela era absolutamente imparável e, em 1992, fez um daqueles filmes que marcam a história do cinema: Thelma & Louise.

    Columbia Pictures

    Susan Sarandon e Geena Davis se tornaram a melhor dupla da década com um filme que ninguém tinha visto até então, sobre liberdade, feminismo e amizade com todas as consequências. Ridley Scott filmou um dos filmes mais influentes da história e as duas atrizes foram indicadas ao Oscar.

    Depois do sucesso, ela brilhou em todos os seus filmes, como Uma Equipe Muito Especial ou A Ilha da Garganta Cortada. Finalmente, em 1999, foi a vez de filmar O Pequeno Stuart Little, mas depois as oportunidades começaram a ficar mais escassas.

    "Quando comecei, ouvia que depois dos 40 você para de conseguir papéis. Mas eu estava fazendo filmes gigantes e pensei que obviamente isso não ia acontecer comigo. E foi inacreditável perceber que aconteceu. Foi inacreditável e isso partiu minha mente e coração. Eu senti como se estivesse me aposentando à força", disse a atriz.

    Thelma & Louise
    Thelma & Louise
    Data de lançamento 11 de outubro de 1991 | 2h 09min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Susan Sarandon, Geena Davis, Harvey Keitel
    Usuários
    4,3
    Assistir em streaming

    E o Oscar vai para...

    Para se ter uma ideia, a fama da atriz era tamanha que em 2000 ela chegou a ter seu próprio programa de televisão (The Geena Davis Show), mas isso não a impediu de ficar três anos sem trabalhar entre Stuart Little 2 e Commander in Chief, o que lhe rendeu seu primeiro Globo de Ouro, mas não significou seu retorno triunfal às telonas. Desde então, pudemos vê-la nas séries de O Exorcista, GLOW, Grey's Anatomy ou em papéis secundários de filmes independentes.

    Em 2004, Davis criou uma associação que ocupou grande parte de seu tempo: o Instituto Geena Davis, dedicado ao estudo de gênero na mídia, o que, em parte, mostra a desigualdade de séries e filmes voltados para crianças. Desde então, ela tem falado com um número gigantesco de produtores, diretores, sindicatos, atrizes e redes: seu trabalho não é educar o público, mas mudar as coisas por dentro.

    Curiosamente, quando passou mais tempo atrás das câmeras veio seu segundo Oscar: o Prêmio Humanitário Jean Hersholt, que de 1959 a 2009 fez parte da própria noite de gala. Gregory Peck, Frank Sinatra, Charlton Heston, Audrey Hepburn, Liz Taylor, Paul Newman, Oprah Winfrey, Jerry Lewis, Angelina Jolie, entre muitos outros, receberam o troféu ao longo dos anos. A idade pode tê-la afastado das câmeras, mas nunca do cinema. Uma estrela agora e sempre.

    Tootsie está disponível para streaming no HBO Max, já Thelma & Louise pode ser visto no plano padrão do Amazon Prime Video.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top