Minha conta
    No streaming: Filme subestimado de Steven Spielberg faz parte de uma trilogia secreta de obras-primas
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Steven Spielberg fez muitos filmes que são universalmente reconhecidos como clássicos. Mas e o resto? Você pode assistir a um de seus trabalhos mais subestimados no streaming.

    Quando a maioria das pessoas ouve o nome Steven Spielberg, provavelmente pensa em filmes como Tubarão, Caçadores da Arca Perdida e Jurassic Park. Ele está no cinema desde a década de 1970, fazendo um grande sucesso de bilheteria após o outro. Ainda assim, nem todos os seus filmes se tornaram clássicos imortais.

    Um desses filmes é O Terminal, que é frequentemente apontado como um fracasso de público e quando se trata das grandes obras de Spielberg, a trágica comédia romântica estrelada por Tom Hanks e Catherine Zeta-Jones raramente aparece. Mas há um filme muito especial escondido aqui, especialmente no contexto da obra de Spielberg.

    O Terminal
    O Terminal
    Data de lançamento 10 de setembro de 2004 | 2h 08min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones, Stanley Tucci
    Usuários
    4,3

    O Terminal: Tom Hanks fica preso em um aeroporto e se apaixona por Catherine Zeta-Jones

    A história de O Terminal gira em torno de um homem chamado Viktor Navorski (Tom Hanks) que vem do país fictício da Europa Oriental, a Cracóvia, e fica preso no aeroporto JFK de Nova York. O motivo: seu passaporte é inválido porque os EUA não reconhecem mais diplomaticamente seu país de origem, que é assolado por guerras civis.

    United International Pictures (UIP)

    Viktor não pode entrar nos EUA nem reservar um voo de volta. Ele fica preso no aeroporto e, aos poucos, o transforma em um lar alternativo. O mundo inteiro em um único prédio: Viktor até se apaixona! Mas a comissária de bordo Amelia Warren (Catherine Zeta-Jones) não retribui seus sentimentos no início.

    O Terminal vem com uma encenação leve, encontra muitos elementos cômicos na tragédia de Viktor e, por longos trechos, parece um dos inúmeros RomComs que chegaram ao cinema nos anos 1990 e 2000. Por último, mas não menos importante, Hanks, um dos maiores astros do gênero (Sintonia de Amor,Mens@gem Para Você), está no elenco.

    Junto com Guerra dos Mundos e Munique, O Terminal forma uma trilogia secreta de Spielberg

    Mas há muito mais escondido sob a superfície: O Terminal faz parte de uma série de filmes em que Spielberg reflete sobre os eventos de 11 de setembro de 2001. Enquanto Guerra dos Mundos e Munique processam os ataques terroristas em imagens de terror, O Terminal surpreende com sua abordagem supostamente leve.

    É certo que não se trata oficialmente de uma trilogia assim designada por Spielberg. No entanto, ao assistir a O Terminal, Guerra dos Mundos e Munique juntos, é possível descobrir muitas referências e paralelos temáticos que acrescentam uma camada adicional aos três filmes que vai muito além do enquadramento de gênero.

    Por que Steven Spielberg foi recusado duas vezes para dirigir um filme de James Bond e nunca conseguirá realizar seu sonho

    Particularmente fascinante é a forma como Spielberg, em O Terminal, apresenta o aeroporto como um lugar que não é definido pelo medo e pelas verificações de segurança. Embora a identidade e a existência de Viktor sejam negadas no início, um lar surge nesse não-lugar. Para um filme convencional de 2004, isso é definitivamente notável.

    Onde assistir? O filme está disponível para streaming no Claro TV+ e locação na Amazon, Apple TV+ e Google Play.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top