Minha conta
    PIOR do que qualquer filme de terror: Imagens reais apavorantes fizeram público abandonar estreia no cinema
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    O filme de terror mais extremo de 2022 não foi uma ficção - e muitas pessoas fugiram do cinema na estreia.

    Divulgação

    Quando se trata do gênero “horror corporal”, pensamos principalmente em David Cronenberg, em filmes como A Mosca (1986) ou, mais recentemente, Crimes do Futuro (2022), que derivam seu horror da modificação ou manipulação do corpo humano. Mas se pudéssemos ver como é por dentro - literalmente - então só isso já seria horror corporal suficiente: não à toa que muitos não suportam a visão de sangue.

    Nenhum outro filme nos últimos anos confrontou seu público de forma tão implacável quanto De Humani Corporis Fabrica ​​(traduzindo, do latim: A Fábrica do Corpo Humano) - que, porém, não é um filme de terror, mas um documentário! No entanto (ou melhor: justamente por isso) o filme é uma verdadeira prova de coragem...

    Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel realizaram alguns dos documentários mais radicais dos últimos anos. Leviathan (2012), filme sobre a indústria pesqueira norte-americana, foi uma experiência audiovisual que ofereceu imagens inéditas, em Caniba (2017) os cineastas deixaram o assassino e canibal japonês Issei Sagawa fazer seu relato (movendo a câmera para milímetros perto de seu rosto e corpo). De Humani Corporis Fabrica é a sua mais recente obra – e transporta-nos para um lugar onde o horror corporal faz parte do quotidiano: o hospital.

    De Humani Corporis Fabrica ​​​​descreve o trabalho cotidiano em um hospital parisiense e, claro, consiste em grande parte em doenças, sofrimento e operações. Castaing-Taylor e Paravel vão aonde dói e forçam seus espectadores a lidar com seu próprio corpo e existência.

    Quem ousar pode assistir De Humani Corporis Fabrica ​​​​via streaming. Há mais de um mês o filme está disponível com exclusividade na programação do Mubi, que também está em canal no Prime Video.

    De Humani Corporis Fabrica
    De Humani Corporis Fabrica
    Criador(es): Verena Paravel, Lucien Castaing-Taylor

    Imagens que, de outra forma, nunca veríamos

    O filme nos dá insights que, de outra forma, permaneceriam ocultos de nós em dois sentidos: por um lado, ouvimos os médicos e cirurgiões enquanto abrem corpos humanos, remexem neles e os costuram novamente. E podemos ver tudo o que normalmente não vemos quando estamos anestesiados: os médicos fazem piadas, encaram sua precária realidade de trabalho com raiva e humor negro, falam de coisas particulares ou até comentam sobre o corpo que jaz aberto e desprotegido na frente deles.

    Isso é tão esclarecedor quanto perturbador! Ao mesmo tempo, só podemos admirar o trabalho de precisão que os funcionários do hospital fazem todos os dias, que nenhuma máquina jamais poderia reproduzir. Por outro lado, vemos corpos – os dos pacientes, mas de alguma forma também os nossos.

    Com a ajuda de câmeras endoscópicas, penetramos em mundos corporais que às vezes são lindos, sempre incríveis e, muitas vezes, insuportáveis ​​de se olhar. Vemos uma infusão espinhal, testemunhamos uma cesariana, testemunhamos uma cirurgia de próstata (incluindo a inserção de um cateter através da uretra) e, quando uma nova lente é colocada em um olho, nós a vemos no quadro completo por minutos preenchendo o close-up .

    Divulgação

    De Humani Corporis Fabrica ​​​​mostra todos os tipos de órgãos internos, da bexiga ao fígado, e é difícil imaginar como um ser humano pode navegar por eles. Até um dos cirurgiões se perde à certa altura: "Isto está ficando abstrato demais até para mim!". Castaing-Taylor e Paravel não nos poupam a visão de um tumor mamário extirpado, tal como não nos poupam da visão dos cadáveres alinhados um ao lado do outro na sala de autópsia. Em sua estreia em Cannes, isso foi demais para alguns espectadores: muitos deixaram a sala muito antes do final do filme.

    Isso é compreensível, mas De Humani Corporis Fabrica ​​​​é uma experiência cinematográfica extraordinária que vale a pena assistir até o fim. Porque poucos filmes chegam tão perto da humanidade, da sua fragilidade, mas também da sua resiliência. E poucos filmes são capazes de alargar o nosso olhar de forma tão existencial - mesmo que primeiro lutemos com litros de sangue e camadas de vísceras.

    Em De Humani Corporis Fabrica ​​​​não são apenas os corpos feridos, mas também o hospital aparece como um organismo frágil (por mais que as câmeras penetrem nos cantos mais distantes do corpo humano, o filme não perde de vista o panorama maior, as circunstâncias socioeconômicas) e, em alguns momentos, o filme é simplesmente um cinema experimental muito fascinante, quando amostras de células microscopicamente ampliadas assumem as cores e formas mais maravilhosas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top