Minha conta
    Premiada trilogia de fantasia será adaptada aos cinemas com potencial para se tornar um novo O Senhor dos Anéis
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    A autora N. K. Jemisin conseguiu algo que ninguém antes dela havia feito: todas as partes de sua trilogia de livros A Terra Partida ganharam o renomado Hugo Awards. Agora a série de ficção científica será adaptada.

    No início do século, O Senhor dos Anéis não apenas causou um alvoroço no gênero fantasia, mas também se estabeleceu como um monumento na história do cinema e uma das melhores trilogias de todos os tempos. Com o tempo criou-se a dúvida: haverá outra trilogia como essa? Claro, chegar ao patamar de O Senhor dos Anéis não é uma tarefa fácil, mas agora um novo projeto promissor está em andamento e pode muito bem conquistar os corações de uma nova geração de fãs.

    A premiada saga de ficção científica A Terra Partida será adaptada. Segundo o Deadline, a TriStar Pictures da Sony adquiriu os direitos da trilogia, então tudo indica que será uma franquia de filmes em vez de uma adaptação em série. N. K. Yemisin, a autora dos romances, também escreverá os roteiros.

    Ainda não se sabe quantos filmes serão feitos a partir da trilogia de livros. Seria óbvio filmar cada livro individualmente, mas, como aprendemos no passado, os últimos livros de sagas de fantasia costumam ser divididos em duas partes (só ver Harry Potter e Jogos Vorazes), e por isso também é possível que acabemos com quatro filmes de A Terra Partida.

    Warner Bros.

    Conheça a trilogia A Terra Partida

    A Terra Partida consiste de três livros: The Fifth Season, The Obelisk Gate e The Stone Sky, que foram publicados no Brasil pela editora Morro Branco com os títulos: A Quinta Estação, O Portão do Obelisco e O Céu de Pedra.

    A ação se passa em um planeta futurista onde existe apenas um grande continente, que é constantemente abalado por gigantescas erupções vulcânicas e terremotos. A cada poucos séculos, os habitantes têm que enfrentar a chamada "quinta estação", ou seja, uma catástrofe climática que ocorre por diferentes motivos: às vezes porque as cinzas vulcânicas bloqueiam os raios do sol, às vezes devido à proliferação de algas tóxicas.

    No primeiro romance da série, um dos maiores eventos ambientais da história do planeta é iminente: uma enorme fenda se abre na terra, ameaçando dividir o supercontinente em dois, ao mesmo tempo, em que uma grande quantidade de cinzas é lançada na atmosfera. Para os moradores, começa a luta pela sobrevivência.

    Todos os habitantes do planeta estão preparados para desastres, sendo treinados desde o nascimento para lidar com crises. Mas os personagens principais de A Terra Partida, os chamados Orogenes, têm habilidades completamente diferentes. Eles podem manipular a textura da terra e também influenciar as temperaturas. É por isso que são usados, entre outras coisas, para prevenir terremotos e outros desastres naturais. No entanto, essa minoria é mantida em cativeiro em instalações especiais para terem os poderes explorados. Com a nova "quinta temporada" se aproximando, porém, as demais pessoas dependem de sua ajuda.

    É por isso que A Terra Partida tem tudo para ser a próxima grande trilogia

    O tema dos livros originalmente publicados em 2015, 2016 e 2017 está muito atual. Diante de nossa crise climática, é possível traçar paralelos com o cenário de terror da fantasia e ficção científica. Além disso, a opressão das minorias em A Terra Partida, assim como no mundo real, é um tema em voga com muito potencial. A Terra Partida conversa com o zeitgeist atual e pode, assim, se tornar O Senhor dos Anéis da geração Black Lives Matter, claro, apenas se a coisa toda for feita com competência.

    Além disso, A Terra Partida já chega muito bem conceituada. A autora não é apenas a primeira pessoa afro-americana a ganhar o Hugo de Melhor Romance, ela também é a primeira pessoa a ganhar este prestigiado prêmio de ficção científica e literatura de fantasia três vezes consecutivas. Além disso, nunca aconteceu antes que todos os três livros de uma trilogia fossem premiados.

    Para comparação: A saga As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, na qual se baseia Game Of Thrones, atualmente consiste em cinco livros. Apenas três deles foram nomeados para um Hugo, nenhum ganhou. JK Rowling recebeu um prêmio por sua série Harry Potter. JRR Tolkien não conseguiu uma única indicação, embora o Hugo já existisse quando a saga O Senhor dos Anéis foi lançada.

    Se isso é um bom ou mau presságio para os filmes baseados na saga de N. K. Jemisin, ainda não se sabe. Assim como não se sabe quando a adaptação de A Terra Partida será lançada.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top