Se você pausar Gladiador neste exato minuto, ficará chocado com o que deixaram escapar
Lucas Leone
Lucas Leone
-Redator | Crítico
Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

A qualidade do drama épico estrelado por Russell Crowe e Joaquin Phoenix não impediu que houvesse pequenos erros.

Apesar de suas sequências de batalha inesquecíveis, elenco impecável e trilha sonora incrível, Gladiador, de Ridley Scott, também tem – quando você olha bem de perto e se dá ao trabalho de estudá-lo com atenção – alguns pequenos erros. Afinal, é praticamente impossível não cometer uma gafe aqui ou ali em um drama épico desse porte, com grandes quantidades de figurantes, efeitos especiais e efeitos visuais.

Na trama, Russell Crowe vive Maximus Decimus Meridius, um notável general romano que descobre que o imperador Marco Aurélio (Richard Harris), já velho e à beira da morte, pretende lhe passar o trono. Desgostoso com a decisão do pai, Cómodo (Joaquin Phoenix) o mata, assume o poder e ordena que Maximus seja executado. Porém, o homem consegue fugir e passa a se esconder sob a identidade de um escravizado e gladiador do Império Romano.

Embora sejam quase invisíveis ao assistir ao longa-metragem em velocidade normal, alguns deslizes podem literalmente tirar você da história assim que identificados. Um deles está situado durante a memorável cena do embate entre os companheiros de Maximus e os bárbaros de Cartago, no centro do Coliseu.

Enquanto os gladiadores são violentamente atacados por seus oponentes, que estão muito mais bem armados do que eles, observe bem a biga que vemos passar à exatamente 1 hora, 26 minutos e 24 segundos, pouco antes de uma das guerreiras seja cortada ao meio.

DreamWorks Distribution

Do lado esquerdo da tela, quando paramos o filme no momento certo, podemos notar as solas de um par de tênis usado por um técnico, aparentemente ajoelhado dentro da carruagem, bem ao lado do ator que a pilota. Difícil manter o foco na ação da cena quando se percebe tamanha falha! Mas isso não é tudo.

De fato, apenas 12 segundos depois, à 1 hora, 26 minutos e 36 segundos, outra biga surge e tomba para o lado após colidir com o muro. Nesse exato momento, o impacto levanta um tecido preto que deveria cobrir um cilindro de gás, e o apetrecho então aparece claramente na tela, no espaço de um quarto de segundo.

DreamWorks Distribution

Aos curiosos, fica a dica: Gladiador está disponível na Netflix, Amazon Prime Video e Star+. Será que você consegue descobrir outros errinhos? Conte para a gente!

Gladiador
Gladiador
Data de lançamento 19 de maio de 2000 | 2h 35min
Criador(es): Ridley Scott
Com Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen
Usuários
4,7
Assista agora no Prime Video
facebook Tweet
Links relacionados