Minha conta
    Um frenesi visual de 2 horas: Um dos maiores filmes de aventura de todos os tempos está no Disney+ e é bem difícil de esquecer
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Lançado em 2012, longa foi aclamado pela crítica, indicado ao Oscar e tem Ang Lee como diretor.

    Existe loucura maior do que estar sozinho em um bote salva-vidas à deriva e na companhia de um tigre? Difícil! Como o próprio título sugere, As Aventuras de Pi, dirigido por Ang Lee, é um dos grandes filmes de aventura de todos os tempos. Para além da tensão e originalidade, o que mais se destaca na produção de 2012 é seu componente visual. Lee assinou uma verdadeira beleza da sétima arte.

    O longa-metragem adapta o célebre romance de Yann Martel, publicado em 2001. Tanto a versão cinematográfica quanto a literária exploram temas espirituais e metafísicos, convidando o espectador a refletir sobre a natureza humana e se a imaginação é essencial para a sobrevivência.

    A trama começa quando um jornalista (Rafe Spall) ouve a incrível história de Pi Patel (Irrfan Khan). Em sua juventude, Pi, filho de um diretor de zoológico, viajou de barco da Índia para o Canadá. Sua família, assim como os animais criados por ela, embarcaram para mudar suas vidas.

    Porém, o cargueiro acabou naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi sobreviveu em um bote salva-vidas, mas precisou dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker. Isso durante 200 dias.

    20th Century Fox
    Cena de As Aventuras de Pi.

    Com As Aventuras de Pi, o diretor entrega uma obra-prima. O livro de Martel era supostamente infiltrável, então Lee teve que usar muito de seus músculos cinematográficos e fazer o que ninguém mais poderia. O resultado? Um filme visualmente deslumbrante e, acima de tudo, comovente, que realmente tem o que é preciso para fazer o espectador acreditar em um poder superior benevolente.

    A façanha de Lee chamou atenção na época do lançamento. O famoso crítico Roger Ebert chamou a obra de "conquista milagrosa" e destacou seu domínio visual. Claro que o colocou entre os filmes do ano – e não foi o único. Muitos outros apontaram o uso do 3D como uma verdadeira inovação, e não uma ferramenta de marketing pura. “Ang Lee usa o 3D com a sutileza e as letras de um poeta. Não assista ao filme, viva-o”, escreveu a Rolling Stone.

    O supervisor de efeitos visuais Bill Westenhofer chegou a declarar que As Aventuras de Pi foi um dos projetos mais gratificantes de sua carreira e foi sua primeira oportunidade de “realmente combinar arte com VFX”. Quando Lee o contatou pela primeira vez, ele deixou claro: “Estou ansioso para fazer arte com você.”

    As Aventuras de Pi recebeu 11 indicações ao Oscar – incluindo Melhor Filme –, mas só obteve quatro vitórias: Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e, obviamente, Melhores Efeitos Visuais.

    As Aventuras de Pi
    As Aventuras de Pi
    Data de lançamento 21 de dezembro de 2012 | 2h 05min
    Criador(es): Ang Lee
    Com Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain
    Imprensa
    3,7
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    4,0
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top