Minha conta
    "Artístico, político e de quebrada": Documentário sobre Racionais na Netflix reforça influência e legado do grupo (Entrevista Exclusiva)
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Entrevistamos a diretora Juliana Vicente, responsável pelo documentário Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo, disponível no catálogo da Netflix.

    Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo está disponível no catálogo da Netflix, documentário que conta a história do grupo mais influente do rap nacional, Racionais MC’s. O AdoroCinema entrevistou a diretora Juliana Vicente, que nos contou sobre processo de produção do documentário, e o impacto dos Racionais na cultura brasileira.

    Juliana Vicente realizou o clipe "Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)", dos Racionais, vencedor de Clipe do Ano no VMB 2012, e foi assim que conheceu e desenvolveu uma relação com os integrantes do grupo. Depois do videoclipe, ela filmou em 2014 a turnê inteira de 25 anos dos Racionais e tentou montar algo sobre a turnê (que não deu muito certo) e, como estava andando com eles o tempo todo, pediu para entrevistá-los. "A partir disso eu percebi que a gente já estava no caminho de um documentário... ele foi meio que acontecendo", disse a diretora sobre o processo natural que aconteceu a produção.

    Produção do documentário dos Racionais demorou sete anos para sair na Netflix

    Produzido pela Preta Portê e coproduzido por Eliane Dias, o documentário apresenta cenas inéditas gravadas ao longo dos mais de 30 anos de carreira, além de entrevistas exclusivas com o grupo formado por Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock. No começo da produção, Juliana Vicente recebeu um extenso material de arquivo, com nada menos que 300 fitas VHS: "Um trabalho de doido olhar todo esse material", conta. "Foi um processo difícil e doloroso. Muita coisa incrível ficou fora do filme porque a gente tinha que escolher".

    Juliana considera sete anos de processo para a produção de Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo, a partir do momento que entrevistou eles em 2015. "Foi um processo muito complexo. A primeira versão do filme tinha 5 horas e parecia que não dava para cortar nada", explica a diretora. Para chegar na duração final, a diretora afirma que "foi só um processo de sofrimento continuado de muitos anos tirando coisas para ficar o que era essencial para conseguir contar essa história nesse tempo".

    Ela entrevistou eles pela primeira vez no final de 2015 e depois voltou a entrevistá-los em 2020, nesse meio tempo tiveram diversos cortes. Em 2020, Juliana entrevistou e filmou mais cenas, já contando com a participação da Netflix, e rolaram mais cortes do documentário.

    "Racionais mudou o conceito das pessoas sobre elas mesmas"

    Netflix

    O documentário da Netflix mostra a origem e a ascensão dos Racionais MC’s como o grupo mais influente do rap nacional, e reforça o impacto e o legado dos músicos, desde os primeiros shows nas ruas de São Paulo. "Racionais mudou o conceito das pessoas sobre elas mesmas, eu acho que isso foi um grande papel dos Racionais. É o legado, mas parece que a gente ainda ta vendo o que esses caras ainda vão trazer, eles ainda estão muito afiados. Estão mais afiados, porque estao mais maduros", comenta Juliana Vicente.

    "Essa é uma parte do que já a gente consegue enxergar de um legado importante, é fazer primeiro a gente se enxergar, nós pretos, que em São Paulo e no Brasil teve uma contribuição importantíssima, foi um reconhecimento da periferia, a periferia se ver e se enxergar de maneira positiva", disse a diretora sobre a representatividade do grupo.

    Na entrevista, Juliana ressaltou sua felicidade em fazer o documentário, especialmente pela responsabilidade em retratar a história dos Racionais. "É muita responsabilidade fazer esse filme, o tempo inteiro fiquei com essa sensação", disse. Para isso, foi necessário "muito trabalho mesmo, muito foco, chamar pessoas muito pontuais para ver. Tipo, chamava as vezes a molecada que é da quebrada para o cara falar 'está artístico, político e de quebrada'", que segundo ela foi "o melhor elogio que eu podia ter" sobre o documentário.

    "Também tinha que tomar cuidado com algumas coisas, que querendo ou não eu venho de escola de cinema... é um mix entre as coisas, então você precisa encontrar essa dose certa para entender para que lugar você vai e conseguir passar a mensagem", completa.

    Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo está disponível no catálogo da Netflix.

    Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo
    Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo
    Data de lançamento 16 de novembro de 2022 | 1h 56min
    Criador(es): Juliana Vicente
    Usuários
    4,1
    Assistir em streaming

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top