Festim Diabólico
    Você assistiu Festim Diabólico ?

Gabriella Tomasi
    Gabriella Tomasi

Enviada em 12 de agosto de 2016
    Este suspense é bastante simples, mas também muito inteligente e ousado. Filmado em um único ambiente, ele contém 8 cortes de aproximadamente 4 a 10 minutos cada, dando a impressão de um plano-sequencia. A montagem foi tão bem feita e os cortes foram tão bem disfarçados que parecemos estar vendo cenas em um único plano.

A direção de arte e fotografia é expressiva. Cores pálidas, mas com uma iluminação clara e uma janela enorme na sala principal que faz questão de mostrar o lapso temporal que transcorre durante o filme. Figurino, linguagem corporal (devido à excelente interpretação dos atores), a forma como os ambientes são montados (os livros, o luxo) e até os diálogos demonstram e evidenciam a alta sociedade, a intelectualidade, e a sofisticação, que, inclusive, dão sustentação à história.

A utilização de travellings para a horizontal e os diversos ângulos experimentados, na sua maioria planos médios e de meio primeiro plano, demonstram que, ao mesmo tempo em que somos inseridos no universo da perspectiva dos dois personagens principais, queremos manter uma relativa distância deles, pois não identificamos nem simpatizamos com o tamanho da perversidade de suas mentes.

O melhor de tudo, na realidade, é a forma como o suspense é trabalhado. Não é somente pela trilha diegética e o silêncio, mas é uma tensão criada pela própria narrativa. São planos detalhe que dão foco a objetos que, inicialmente podem parecer banais, mas fazem toda a diferença. É um livro, é um baú, é um chapéu, e principalmente uma corda, ou seja, constantemente somos introduzidos a novos elementos que podem ou não incriminar os assassinos.

E, por fim, o desfecho consegue ser visualmente muito bonito. Alfred Hitchcock é, de fato, o Mestre do Suspense.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 2 de julho de 2016
    A direção é perfeita, Alfred tenta simular um plano sequencia, é visível os cortes de cena, mas para sua época é muito bom, o apartamento é sufocante, a atuações incríveis, a tensão poderia ser melhor explorada, o roteiro é simples e bom, os elementos de tela são lindos, Festim Diabólico é um filme que se tem que ser assistido.
    E é visível a influencia deste filmes nos anos 60/70.
    Vale elogiar também a tradução do titulo aqui no Brasil, de Rope para Festim Diabólico, poucas vezes um titulo se encaixa tão bem ao filme como esse.
    Enviada em 30 de novembro de 2015
    Outra bela performance de James Stewart.
    Ao lado de uma boa direção de Alfred Hitchcock.
    Com apenas uma locação,o filme consegue nos amarrar com uma história tensa,e bem desenrolada.Mais uma ótima parceria Stewart+Hitchcock.

-Filme assistido em 29 de Novembro de 2015
    -Nota 6/10
    Miguel Neto
    Miguel Neto

Enviada em 23 de fevereiro de 2014
    Não é dos melhores filmes do mestre, um pouco cansativo mesmo sabendo da técnica de usar todo o filme sem corte. Não me empolgou como suspense. Gostei mais pela curiosidade de saber que é um filme de 1948 e que foi o primeiro filme colorido dele.
    Elvira A.
    Elvira A.

Enviada em 3 de outubro de 2013
    Uma obra filmada entre quatro paredes, em preto e branco, com poucos atores, mas capaz de prender a atenção do começo ao fim. Alfred Hitchcock foi o autor da façanha. James Stewart, Farley Granger ótimos.
    Joel N.
    Joel N.

Enviada em 29 de julho de 2013
    O Filme Feito pelo Mestre do Suspense, não Deixa a Desejar os amantes do Gênero nesta Obra, o filme se compõe de Diálogos densos, momentos simples, porém de muita tensão.
    spoiler: É de se destacar os Diálogos em que se há um intenso debate que envolve inclusive questões que são apresentadas na Obra de Nietzsche, em que o Filosofo sugere que existe uma classe de Humanos intituladas de "Super-homens" que por terem uma capacidade intelectual apurada se diferenciariam dos outros seres humanos, sendo que os Super-homens estariam em um escalão e por isso teriam um poder maior sobre os subordinados.

Pois bem, durante o filme os Personagens Brandon e Philip conversam sobre o Assassinato como uma Arte, os convidados começam a achar aquilo absurdo, então gera-se um intenso debate em torno dessa questão.
    Para Brandon, o mais culto e erudito dos Homens se encontra em um escalão superior da humanidade, e que nas entrelinhas de sua fala, o personagem nos fala que as práticas comuns de arte, tornaram-se meramente entediantes, e que os mesmos, devido à sua Superior capacidade Intelectual poderiam de bom senso formular uma filosofia de vida em que os Superiores pudessem Matar os inferiores como Esporte, Como Arte, cada vitima seria como uma escultura, e que com o passar do tempo e a devida prática(matar) o artista(assassino) iria aperfeiçoar seus métodos, e nesse instante é que se como fica explicito no Diálogo, que existe uma forte influencia de Nietzsche no pensamento dele.
    Pois bem, os trabalhos de Nietzsche estão propensos a Diversas Interpretações positivas e negativas, sendo esta ultima a mais constante de se ver, então no filme nota-se uma critica aos Postulados de Nietzsche, porém a critica mais dura e Severa é promovida às Interpretações que foram tomadas ao Longo do tempo acerca do pensamento Niilista, cita-se aqui e no filme, o uso interpretativo sob certa ótica dos pensamentos de F. Nietzsche na conduta Nazista.
    Esta parte do Dialogo é impressionante, pois nela se revela uma Discussão que em boa medida abrange vários Setores da Sociedade, como a Religião, a Cultura, a política e o lado Social, pois se Discute a Legitimidade não apenas do Assassinato como arte, mas sim como se Desenrola o Pensamento de Muitas pessoas que Se Julgam superiores, ou Por Sua capacidade intelectual, ou por acreditar que sua crença religiosa é verdadeira e a outra falsa e Etc., daí se desenrola uma série de questões ao longo da história, de perseguições, guerras, lutas, em sua maioria buscando a imposição de sua Ideologia sobre a outra, por julgar-se superior em determinadas esferas e por isso o outro deve ser submetido e tornado inferior à ele.
    Portanto, é importante visualizar no filme a presença intensa do debate em torno da Legitimação de Ideologias e que até hoje deve-se atentar a esta discussão, pois ela é de suma importância na Compreensão de Processos Históricos, em si, o filme de forma esplendorosa demonstra o lado Sádico das pessoas que são Guiadas por uma Ideologia que elas mesmo criaram.
    Então, só me resta dizer uma coisa, Este filme é Fantástico!
    James Stewart
    James Stewart

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    ...Filme muito bom, surpreendente por ser baseado em fatos reais.

...Notem o discurso final de Rupert, as palavras se envergonhando da própria teoria. Realmente é um final muito bem tramado...
    Marcos Paulo ''MP''
    Marcos Paulo ''MP''

Magnífico, suspense e sadismo num roteiro brilhante com excelentes atuações, lugar de honra na minha coleção :D. Realmente uma obra-prima!
    Arthur
    Arthur

O primeiro filme colorido de Sir. Alfred, um clássico e uma história recheada e instigante, vale assistir principalmente pela atuação brilhante de James Stewart e é claro a direção excelente do mestre.
    Rafael V
    Rafael V

Festim Diabólico:
         Um filme instigante que nos deixa em suspense o tempo todo. A premissa muito original; a tentativa de fazer o chamado "crime perfeito" é levada às últimas conseqüências, já que os dois jovens matam um amigo (matam apenas para provar que são inteligentes e podem fazer o crime perfeito) e tentam passar por uma provoção sem que ninguém perceba o delito, isso é genial, pois a festa que eles fazem com o corpo fácil de ser encontrado beira ao sadomasoquismo em relação aos próprios assassinos. Ótimo! nota: dez!