Scarface
    Você assistiu Scarface ?

Marize F.
    Marize F.

Enviada em 19 de junho de 2013
    Al Pacino foi brilhante! Com o passar do filme a gente vê a degradação do personagem até pelo semblante, pelo olhar... Tony Montana me conquistou desde o primeiro momento, e mesmo quando ele está cego em sua ganância e passa a se destruir, não consegui deixar de gostar dele nem por um segundo! Muitos diálogos inteligentes e emocionantes durante a construção do seu império, que dá margem a diversas interpretações, inclusive nos levar a questionar todo este sistema que ostenta o luxo, até que ponto a ambição vale a pena, o que pode ser necessário para realizar todos os seus sonhos: de não ter medo a corromper seus princípios. Qual o seu limite para se tornar o dono do mundo?

E dentre tantas cenas espetaculares, uma das minhas preferidas é o momento reflexão de Tony, quando ele começa dizendo: "É isto, então? Vale a pena? Me matei por isto?", a cada fala dele, eu ficava cada vez mais vidrada no filme: "Tem o ventre tão poluído que não pode me dar filhos". Fala sério, eu sofri junto com ele, de alguma forma parecia que eu já conhecia todos os detalhes da sua vida inteira, senti uma nostalgia, raiva, angústia, desgosto. Ótima atuação de Michelle Pfeiffer também: "Meu melhor amigo é Nick, o porco! E isso é vida?", para culminar na fala de Tony que fechou a cena com chave de ouro: "Vocês são todos uns idiotas! Sabem por quê? Não têm ganas de ser o que querem. Precisam de gente como eu para apontar o dedo, para dizer: 'O bandido é ele'. E vocês o que são? Bons? Não são bons. Sabem se esconder. E mentir. Eu não tenho esse problema. Sempre digo a verdade, mesmo quando minto.".

Sem palavras pra descrever essa obra-prima. Sensacional demais. Um dos meus filmes preferidos. Nota 10.
    Enviada em 1 de abril de 2020
    Stone, Pacino, e De Palma devem mesmo achar que ''Dinheiro não é tudo'' é uma mensagem original e profunda...Scarface é frequentemente lembrado como um dos filmes gângster essenciais. Embora a saga The Godfather seja a mais reverenciada do gênero, este aqui é o filme cujas frases e cenas são o sonho de qualquer jovem adulto com um conhecimento limitado de cinema. Mas depois de 30 e poucos anos, o longa que demorou tanto para ser legal ironicamente agora parece tão somente um filme de ação qualquer dos Anos 80, com cenas de tiroteio bem feitas. Só. De resto, é apenas aquele show de indulgência sem fim que marcou a sua época, com muito estilo e pouca substância. Scarface foi o divisor de águas para muitas carreiras. Para Al Pacino, seu desempenho aqui pode ser visto como o início de sua escalada over-the-top, que lenta, mas seguramente começou a corroer sua técnica, o transformando em nada mais que uma caricatura de si mesmo, uma versão exagerada e menos inspirada do grande ator que foi um dia. Para Oliver Stone, foi o filme que o revelou, tendo lançado poucos anos depois uma sequencia de sucessos, lhe dando alguns Oscars. E para Brian De Palma, marca o ponto em que seu amor pela extravagância visual começou a dominar seu senso de disciplina narrativa. Seus trabalhos posteriores viriam a ser, no mínimo, irregulares. Ao refazer o clássico de 1932 dirigido pelo icônico Howard Hawks, Stone e De Palma mudam o cenário de Chicago para Flórida e mudam o crime central, de contrabando de álcool para tráfico de cocaína. O original foi inspirado pelo gângster da vida real Al Capone, que teria gostado tanto do filme que mandou encomendar várias cópias. Enquanto os dois filmes apresentam um personagem que sobe ao topo se livrando dos seus antigos chefes, esta versão adiciona a reviravolta de ter um protagonista estrangeiro. Ao fazer de Tony Montana um imigrante cubano, os realizadores tentaram fazer algum tipo de sátira do sonho americano, mas tudo é feito de forma óbvia e clichê demais. Nós não conseguimos nos importar com a trama nem com o personagem principal, pois seu arco pessoal é pobremente apresentado e desenvolvido, além de soar manipulativo, como se pelo fato de Montana ''se importar'' com a mãe e a irmã apagasse o fato dele ser um traficante assassino. E o final é particularmente cínico, pois tenta nos fazer simpatizar com ele pelo fato dele não ter conseguido matar uma mulher e uma criança...Ora, então todas as outras centenas de pessoas que tiveram suas vidas destruídas pelas drogas que ele trafica não importam né? É um filme que carece de figuras empáticas e originalidade. Na verdade, Scarface é um filme que parece muito mais interessado em mostrar banhos de sangue da melhor forma do que construir um comentário social minimamente interessante, ou apresentar cenas com repercussões e significados mais amplos. Ninguém pode negar o brilhantismo de De Palma em termos de cenografia e coreografia, mas uma vez que você para de admirar uma determinada cena ou construção deliciosamente caricata e ridícula do Montana de Pacino, não há muito mais para justificar a duração do filme. Em suma, é um filme com a mesma profundidade de uma colher de chá. Scarface para pode parecer um filme luxuoso e excessivo, mas a verdade é que ele não tem nada a dizer além do velho sermão ''O crime não compensa''. O problema é que demoramos muito para saber quem de fato é Tony, e, quando conhecemos, não gostamos. Aqui, todas as caixinhas de um conto criminal clichê são checadas : Ascensão rápida? Checado. Deslumbre e ostentação com o dinheiro? Checado. Que do pedestal pela ambição e arrogância? Checado. Se o roteiro fosse menos previsível e os 20 minutos finais fossem mais bem dirigidos, esse poderia ter sido um excelente drama criminal. Você pode argumentar que este é o filme que influenciou diretamente Tarantino no começo de carreira, mas pobre é a obra que sobrevive apenas do que fizeram dela e não do que ela fez. Scarface é um épico inchado e indulgente que te deixa encantado, confuso, e exausto ao mesmo tempo. Para apreciá-lo, é necessário suspender uma grande quantidade de pensamento crítico, tratar como uma experiência sensorial, e não como um desafio intelectual. Apesar de todas as suas falhas e excessos, ainda é uma boa pedida para uma sessão descompromissada com os amigos.
    Dead Lucas
    Dead Lucas

"Say Hello to My Little Friend"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pfeiffer está um tesão!
    Não acredito que esse filme é renegado pelos E.U.A., e não recebeu nenhuma indicação ao Oscar!
    de Palma e Pacino estão soberbos!!!

Enviada em 28 de novembro de 2016
    O começo já nos explica o que vamos acompanhar."Scarface"começa descrevendo a situação de Tony Montana dos EUA até Cuba.Mas,o personagem de Al Pacino não é tão valorizado assim no começo.Tudo começa do zero,com muitas apresentações de desprezo,tentando achar seu espaço.Tecnicamente,"Scarface" se junta aos melhores filmes de gângster's que o cinema já produziu.Ainda nos apresenta a bela Michelle Pfeifer e Steven Bauer.
    Pacino está fantástico,me tornei fã desse filme pela competente atuação da lenda do cinema.A cena final ficou imortalizada como uma das melhores já produzidas.

-Filme assistido em 20 de Novembro de 2015
    -Nota 8/10
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 29 de setembro de 2018
    Filmaço, atuação brilhante de Al Pacino, trilha sonora espetacular, cenas de ação ótimas e um roteiro afiadissimo, filmaço, talvez um dos melhores do gênero já feito.
    Rodrigo R.
    Rodrigo R.

Enviada em 6 de junho de 2018
    Demorei bastante para assistir esse tão aclamado filme e não me decepcionei. Interpretação impecável do Pacino, elenco maravilhoso, ótima produção, enfim tudo muito bem feito. Nos faz refletir até que ponto vale a pena a ganância pelo dinheiro e poder.
    Marcelo Marques
    Marcelo Marques

Enviada em 8 de maio de 2021
    Trilha Sonora excelente, Personagens muito carismáticos e memoráveis, atuação perfeita de Al Pacino, as cenas finais foram insanas, muita ação e violência, o Filme termina de uma forma incrível e obscura. o Personagem Tony interpretado por Al Pacino foi um show a parte, Típico Machão, frio, insano e obscuro, altamente ambicioso.
    Recomendo esse filme para quem Gosta das tematicas: "Mundo do crime", "Gangster/Mafia", "Com o crime não se ganha", "ambição"e etc.
    Enfim minha aprovação é de 90%, Excelente Filme.
    gustavo a.
    gustavo a.

Enviada em 6 de maio de 2017
    Se este filme não é um dos melhores que já vi,com certeza é o melhor filme que já vi na minha vida.Melhor filme que representa a máfia na minha opinião,não teria um ator como Al Pacino para fazer o personagem,isso eu tenho certeza.
    anti herói
    anti herói

Enviada em 1 de abril de 2020
    Filme que, inicialmente, apresenta uma proposta e uma mensagem interessante, Scarface se faz único ao fazer uma correlação com um fato historio real, como a vinda em massa de cubanos para os Estados Unidos (especialmente para a Flórida) durante o regime socialista de Fidel Castro, mas também se faz clichê pela construção e desenvolvimento de seu protagonista, Tony Montana. O traficante cubano, que constrói sua carreira de criminalidade nos Estados Unidos, cria um abismo entre si e outro famoso personagem também interpretado por Al Pacino, Michael Corleone, da trilogia O Poderoso Chefão, com seu temperamento descontrolado e sua personalidade extremamente arrogante e violenta. É como se Tony Montana, ao invés de ser uma representação artística, fosse uma caricatura cômica cheia de vários estereótipos do bandido.
    Scarface tinha uma boa base para ser um bom filme, mas a maneira como Tony Montana foi construído colocou tudo por água abaixo. Tudo relacionado ao protagonista é levado ao extremo, desde a sua violência ao seu autoritarismo. Nada é equilibrado nas ações em Tony Montana, como se o protagonista, ao invés de ter um controle entre razão e emoção, tivesse um superego dentro do cérebro. Obviamente que o objetivo de Brian de Palma e Oliver Stone (diretor e roteirista, respectivamente) eram construir um Tony Montana desequilibrado e irracional, mas acabou gerando um Tony Montana ufanista e alienado. Toda a violência e arrogância que o personagem usa para enfrentar as situações são exemplificadas no fato dele falar a palavra “fuck” 152 vezes ao longo do filme, mostrando que sua violência não é apenas física, mas também verbal e que o torna ainda mais repugnante, e tal arrogância alcança um auge extremo no final do filme quando a protagonista pensa que é capaz de enfrentar uma legião de homens armados enviados por Alejandro Sosa sozinho como se fosse um super homem. Tony Montana não tem as características de um anti-herói admirável, mas de um anti-herói repugnante, um personagem que, já inicialmente, apresenta repúdio ao regime ditatorial de Fidel Castro, que instaurou o socialista em seu país em 1959, mas que age de forma igualmente autoritários com as pessoas ao seu redor, inclusive com sua própria irmã que é controlada pelo irmão por causa de seus relacionamentos; um deles com um amigo de Tony que, por causa disso, acaba morrendo.
    O período no qual o filme se passa foi um período conturbado politicamente e ideologicamente. Da guerra fria com a União Soviética e da crise diplomática com Cuba até a cultura civil norte-americana, marcada por um forte armamentismo e uma forma segregação racial, os Estados Unidos vivia em intenso conflito. A violência do filme é contraditória, pois ao mesmo tempo em que pode ser inserida como uma forma de representar os conflitos internos e externos dos Estados Unidos da época, é também inexplicável (principalmente a violência vinda de Tony Montana) considerando que o filme foca muito mais nessa mesma violência do que no funcionamento do mundo do crime e suas conseqüências nos personagens, como faz O Poderoso Chefão, considerado a obra prima do gênero. A única conseqüência do crime que o filme mostra é a morte expressada de uma forma genérica em cima do velho ditado “o poder corrompe o homem”, com a obra finalizando com Tony Montana morto na piscina da mansão que era de seu antigo chefe, Frank. Tal mensagem do filme se fosse convertida para qualquer outro contexto (uma história sobre um político, por exemplo) teria exatamente os mesmo clichês. Se pudesse descrever Scarface em uma oração adversativa, tal oração seria “interessante mas clichê”.
    caskavel
    caskavel

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    ...Um classico do cinema. Pensei que seria um filme mais "UAAAAL", mas nao chega a ser taaaaaaao original. Um bom filme que apresenta uma boa narrativa sobre o submundo do trafico, mas nao eh o filme que eu pensei que seria.
    Pacino atuou brilhantemente como Tony Montana, muito psicotico (o estilo em que imaginei quando ouvi o nome Scarface). Acehi um filme meio que longo demais, faltou mais acao. Um final enfurecido e psicotico (o cara que chega pelas costas do Pacino parece o Blade kkkkk), poderia nao ser tao "tanto...tanto...e acaba em nada"!
    Um bom filme mas faltou adrenalina nas margens e um nome melhor na direcao seria muito melhor (um Capolla, Scorsese ...), nao achei que Brian De Palma foi tao genial aki.
    Um bom thriller, mas faltou nitro glicerina!