Escritores da Liberdade
    Você assistiu Escritores da Liberdade ?

Luiz C.
    Luiz C.

Enviada em 9 de março de 2015
    Inicialmente diria que o filme é um tapa na cara dos ufanistas em relação aos EUA e daqueles que fazem a apologia do "american way of life".
    Gestores Educacionais que não acreditam na possibilidade dos desiguais conviverem harmoniosamente e professores que não acreditam no potencial de seus alunos, escolas que são dotadas de recursos mas que são subutilizados e subaproveitados por docentes e discentes, alunos que formam quadrilhas e andam armados no interior da escola. Miséria, marginalidade, violência, segregação racial e toda uma série de preconceitos (étnico racial, social e de gênero) se avolumam para demonstrar, sem retoques, a realidade das escolas públicas daquele país.
    Nadando contra a maré e realizando o seu trabalho sem nenhuma colaboração da gestão escolar (e apesar da má vontade desta) está uma professora solitária, a qual acima de tudo não quer decepcionar seu pai, que havia marchado pelos Direitos Humanos na década de 60. Ela se desdobra, passa a ter mais dois empregos (recepcionista de Hotel e vendedora de lingerie) para custear os materiais e recursos pedagógicos que lhe são negados e que ela utiliza para resgatar a cidadania e o protagonismo dos estudantes, propondo o exercício do conhecimento de si mesmos, do seu entorno e do mundo.
    A professora realiza com estes alunos exluídos e marginalizados grandes projetos pedagógicos que culminam na leitura aprofundada do "Diário de Anne Frank" (como um subsídio aos seus próprios diários, onde consolidam suas leituras de mundo e reflexões críticas sobre a realidade) e até no custeio, via festas e atividades acadêmicas, da passagem da senhora que havia escondido Anne e sua família, para debater com eles.
    A professora acaba se divorciando, como fruto do excesso de dedicação e dos outros dois empregos que assumiu, e que lhe retiraram toda a possibilidade de convívio familiar/doméstico mas, ao final do filme, acabamos sabendo que a experiência foi replicada outras vezes e que ela acabou lecionando na Universidade da Califórnia.
    Filme para ser assisido com o lenço ou a caixa de lenços de papel ao lado e com o raciocínio desperto!
    Bruna O.
    Bruna O.

Enviada em 22 de dezembro de 2012
    Uma história linda, uma ótima direção e atuações maravilhosas não somente de Hilary Swank, mas de tantos jovens atores. Essa combinação fez de 'Escritores da Liberdade' um filme envolvente, que retrata com brilhantismo não apenas a realidade da sala de aula, mas as realidades que muitas vezes são ignoradas pelas escolas e pela sociedade. Mais do que um filme sobre uma realidade escolar, uma obra sobre como modificar duras realidades. Inspirador, e como li em outra crítica, obrigatório.
    Raphael S.
    Raphael S.

Enviada em 9 de agosto de 2015
    Fico muito feliz de ter assistido esse filme neste momento da vida. Sou psicólogo e trabalho em escolas, com adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
    Impossível não se emocionar diante de tantas estórias bem parecidas com as que escuto todos os dias.
    Pessoas como esta professora nos fazem continuar firmes, acreditando. Acreditando no poder de transformação e claro, no amor. Super indico.
    Matheus L.
    Matheus L.

Enviada em 7 de julho de 2013
    O filme Freedom Writers (inglês) produzido em 2006 e estrelado por Hilary Swank conta a história de uma professora que começa a trabalhar em uma escola localizada em um bairro de classe baixa, onde praticamente todos os alunos se envolvem ou já se envolveram com gangues.
    Observando a situação e constatando a negligência por parte da escola com seus alunos, ela percebe que deve modificar o caminho daqueles que estavam destinados à criminalidade.
    A educadora começa querendo gerar um vínculo em meio a este grupo e em seguida quer que eles contem sua história, por isso ela oferece a cada um dos alunos um diário, no qual podem expressar seus sentimentos, histórias, pensamentos e medos.
    Pouco a pouco, conhecendo os alunos e suas histórias (e não só a opinião dos outros sobre eles), ela tenta gerar uma revira volta a partir da leitura e da escrita.
    O filme mostra a capacidade de cada um de vencer desafios e "quebrar barreiras" por ideais e mostra que NUNCA é tarde para mudanças por isso é recomendado.
    A criação de um filme baseado em fatos verídicos é sempre mais difícil, isso ocorre pela obrigação de fazer com que a trama traga consigo uma aparência de realidade. É por esse motivo que quando a obra consegue atingir o seu sucesso, o destaque se torna ainda maior.
    Julio M.
    Julio M.

Enviada em 2 de dezembro de 2013
    eu achei o filme muito bom achei q ele mostrou a realidade de antigamente pq antes tinha muitos preconceitos com negros brancos e etc
    Cesar Silva
    Cesar Silva

Enviada em 6 de fevereiro de 2023
    A obra aborda uma jovem professora idealista que terá um choque de realidade ao chegar a uma escola de bairro pobre inundada por preconceito e violência. Desse modo, Erin terá que enfrentar alguns obstáculos para motivar seus alunos a aprender, pois eles se mostram rebeldes e perdidos em meio a tanta tensão racial, falta de incentivo e desvalorização cultural. Para isso, a professora decide renunciar aos métodos tradicionais e põe em prática outras vertentes, mesmo que tenha que enfrentar os Gestores de educação, que não acreditam no potencial nem na possibilidade de os desiguais conviverem harmoniosamente.

Dito isso, existe a retratação da crise diária de uma sala de aula com alunos de diversas etnias que não conseguem interagir uns com os outros, assim, ficam reclusos ao seu próprio universo. Nesse sentido, somente um professor capaz de valorizar a vivência anterior de cada aluno conseguirá resolver as adversidades presente nessa sala, ou seja, Erin, tem que criar um vínculo com esse grupo de garotos, então, propõe que eles escrevam suas histórias em um diário, no qual, todos poderão refletir sobre suas vidas e ela conhecê-los de forma mais profunda, sem se ater a opiniões preconceituosas dos demais colegas de trabalho.

No geral é um bom filme, não só pelos fatos que traz sobre a integração educacional e valorização das identidades culturais dos alunos, mas também por retratar as situações das escolas e a relações entre professores e as instituições de educação. No entanto, embora o filme traga uma perspectiva crítica, ela não tem muita profundidade na história, onde tudo passa de forma rápida e conveniente. Logo, não há um equilíbrio satisfatório entre a trama e o desenvolvimento dos personagens, já que pecam pela quantidade demasiadamente grande, que retira o foco da ideia geral.
    B.Boy Jc
    B.Boy Jc

Enviada em 22 de outubro de 2013
    Um filme muito forte, que me tocou e me compeliu algumas vezes a lagrimas, os personagens nos envolve de uma forma que nos faz pensar muito sobre a vida e suas indiferenças. Ótimas atuações, filme lindo!

PS: Me fez lembrar um pouco de: Meu mestre minha vida.
    Ricardo P.
    Ricardo P.

Enviada em 4 de setembro de 2016
    Um dos melhores filmes que assisti nos últimos anos, atuação emocionante de Hilary Swank
    Você irá se emocionar do começo ao fim.
    Espetacular!!!
    Enviada em 2 de janeiro de 2013
    -Filmes nesse estilo tem muito clichê,mais é impressionante que toda vez também emociona.
    -Hilary Swank linda como sempre e digna de uma interpretação excelente.O filme conta uma história fantástica...e por isso merece ser assistido.
    Marcela N.
    Marcela N.

Enviada em 23 de abril de 2013
    A primeira vez que assistir esse filme eu achei muito bom mesmo o filme sendo dramático.
    Fiquei impressionada com a mudança de comportamento dos alunos com a professora e os seus colegas.