Os Bons Companheiros
Média
4,6
1902 notas

74 Críticas do usuário

5
44 críticas
4
19 críticas
3
3 críticas
2
5 críticas
1
3 críticas
0
0 crítica
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
Juan Freitas
Juan Freitas

55 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 17 de março de 2026
Não há dúvidas de que Goodfellas é tecnicamente bem realizado, especialmente em sua cinematografia, atmosfera e atuações. Do ponto de vista formal, é um filme consistente e relevante para o gênero.
No entanto, para mim, um filme só poder ser obra-prima quando gera envolvimento genuíno por parte do espectador, isso é, sentir-se imerso. Não ocorreu. Os personagens não apresentam profundidade suficiente para criar conexão, o que enfraquece o impacto da trama.
Para mim, não é tão grandioso quanto a opinião popular afirma ao dizer que é a melhor obra do Scorsese e melhor que Godfather; ainda assim, é um excelente filme.
Steven Daniel da Silva santos
Steven Daniel da Silva santos

1 seguidor 52 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 21 de abril de 2025
Quer um roteiro e trama excelente? Assista esse filme e não irá se arrepender, um ótimo filme de máfia.
Vito Zanotti
Vito Zanotti

3 seguidores 137 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 20 de agosto de 2024
Esse filme é bom demais, te prende bastante e mostra o quanto o dinheiro e a coca pode te levar as loucuras, por isso prefiro Pepsi hehe

Violencia boa, cenas de morte muito boas. Um dos melhores filmes de mafia. Nota 8
Sócrates greko
Sócrates greko

9 seguidores 168 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 21 de março de 2023
Uma verdadeira obra de arte! Um filme que mostra a realidade de uma vida de crimes e traição, onde só é possível acumular perdas
Gusferrer
Gusferrer

6 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 6 de janeiro de 2023
Que imersão que esse filme trás do começo ao fim, nem parece que é um filme tão longo, sem falar na trilha sonora maravilhosa. É nítido os traços de direção do Scorsese nesse filme, com a maneira de vivenciar os momentos, os cortes geniais, uma narrativa que te cativa vinda de todos os lado, disruptiva, a quebra da quarta parede de formas tão sutis, mesmo uma temática tão batida sobre máfia, principalmente nos anos 90, consegue ser um Filmaço!
Billy Joy
Billy Joy

4 seguidores 51 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 27 de setembro de 2021
Goodfellas é um abrir de portas para o mundo da máfia, um convite para que nos deixemos envolver por suas particularidades. O personagem de Liotta faz, dramaturgicamente, o que Scorsese busca no sentido formal do filme. Sua narração, acompanhada dos longos travellings, desenvolvem um estilo que recebe amplificações em momentos pontuais da narrativa, como na cena em que os personagens literamente se apresentam para a câmera com bordões característicos.

De modo ainda mais marcante, essa interpelação à câmera é retomada na sequência final, concretizando um fechamento formal para a trama. Scorsese ainda insere um plano de Pesci atirando em direção à câmera, sua referência ao Grande Roubo do Trem, como que desafiando o público que busca, frustradamente, alguma crítica moral mais clara dentro da narrativa.

Toda a mise-en-scène do filme consegue sustentar o ritmo de modo muito eficaz por conta dessa liberdade dada pela fluidez da narração. Os movimentos de câmera se aproximam ou distanciam dos personagens para enfatizar suas importâncias em determinadas cenas. Muito do que é narrado em off recebe sua devida concretização através desses movimentos, mas também há um uso muito interessante do silêncio narrativo, se aproveitando dos enquadramentos para articular a sugestão de algo que sucederá.

Os movimentos de câmera também funcionam ao dar atenção particular à bizarrices deste universo gângster. Algumas cenas-chave desse tom são a já citada apresentação dos mafiosos no bar, a do casamento entre Liotta e Bracco e a do encontro de esposas. Nota-se como, em duas das cenas citadas, a narração é feita pela personagem de Bracco, representando uma variação à costumeira voz em off de Liotta. Este recurso, aliada aos travellings e uma montagem que busca entrecortar pequenas ações, ou ampliar a repetição de padrões (as infinitas saudações no casamento, as conversas intermináveis das esposas), desenvolve muito bem a natureza sui generis daquele mundo fechado de famílias da máfia.

E é precisamente por desenvolver tão bem o universo narrativo que o filme sucede ao renegar completamente qualquer julgamento moral que possa vir da progressiva decadência de seus personagens. O fracasso, nesse mundo fechado e dotado de regras próprias, é tratado como resultado dos problemas causados pelos relacionamentos dentro do grupo, ou pela falta de controle das consequências de rompantes violentos.

Qualquer ideia de derrota não se dá por algum remorso das ações destes homens, e sim pela impossibilidade de amplificação de seus status dentro do meio mafioso. Nesse sentido, a escolha de montagem, iniciando o filme com a cena do assassinato de Batts, um ponto crucial para o início da decadência do trio Liotta/Pesci/De Niro, dá o tom de um filme que se preocupa muito mais em narrar, com apreço ao grotesco, a ascensão e queda de homens sedentos por status e violência.

Existe uma noção progressiva no filme de que os protagonistas são pequenos em comparação com a estrutura de máfia na qual residem. Mesmo assim, Scorsese não cai na armadilha de ampliar tudo aquilo de modo descompromissado. O filme vive da luta destes homens por algo que concretamente possui significação no dinheiro e nas posses, mas que nunca consegue sucesso na busca do poder impalpável. É então através de risadas forçadas que mais parecem gritos, da necessidade de canalizar a violência em qualquer pequeno episódio, com toda interação parecendo motivo de altercação, que esse homem médio da máfia busca demarcar sua importância.
Vinícius d
Vinícius d

614 seguidores 676 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 3 de janeiro de 2021
Com certeza ao assistir Bons Companheiros, com a menção aos sicilianos, italianos, mafia, não deixa de trazer lembranças de Poderoso Chefão mas esse filme pode-se dizer consegue ter um lucro de conseguir no bojo da sua historia trespassar a barreira do tempo e mostrar a evolução do trio de mafiosos ao longo dos anos chegando nos anos 80, para falar a verdade, a melhor coisa feita no filme. Dos filmes lançados em 1990 bem melhor que Poderoso Chefão 3 para mim o pior dos três filmes que simplesmente joga toda a historia 20 anos na frente dando com burro na agua. Mas não restringido a fazer uma comparação a com b, esse filme e bacana, Robert de Niro atuou com um personagem não muito seu estilo mas conseguiu criar uma personalidade única para Jimmy Conway, Ray Liotta muito equilibrado e Joe Pesci também. O drama da mulher do mafioso Henry Hill e bem produzido e uma constante no filme, talvez uma história paralela muito interessante rolando no filme.
Nelson Jr
Nelson Jr

24 seguidores 235 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 23 de setembro de 2020
Um clássico ! o mais interessante nesse filme é que ele te prende do início ao fim! são mais de 2 horas que vc não vê passar. Com um grande elenco , destaque para Joe Pesci que está perfeito!  roteiro muito bem trabalhado, tudo muito bem feito. 
Amauri Junior
Amauri Junior

1 crítica Seguir usuário

4,0
Enviada em 5 de julho de 2020
Filme muito bom, devo ter visto umas 20 vezes, mas acho que há um certo exagero nele, acho o roteiro e o desenrolar da trama.meio alegórico. - talvez por preferir a "seriedade" de O Poderoso Chefão - outra coisa que não bate, a meu ver, quando Jimmy apresenta Tommy ao Henry ele é um garoto, pouco depois já aparece como um tiozinho coroa.
krost h.
krost h.

2 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 31 de dezembro de 2017
bom, acabei de ver o filme e eu gostei. Principalmente por retratar os gangster de forma real que eles são como violentos e sendo amigos e companheiros um dos outros. eu gostei muito. fd pra krl
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa