Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Joás Oliveira
12 críticas
Seguir usuário
4,5
Enviada em 2 de dezembro de 2025
Sempre que pensarmos nos melhores filmes de tribunal/julgamentos, este é um dos clássicos que devem aparecer na discussão. Com um elenco impecável, temos atuações marcantes, que transmitem muito bem a energia caótica dessa história. Dois militares são acusados de assassinar um outro colega de batalhão (soldado William Santiago). Inicialmente, parece claro que eles são culpados, pois os dois militares de fato invadiram o quarto de Santiago, o amarraram e tamparam sua boca com um pano. Acontece que durante este processo, o soldado morreu, possivelmente devido a um problema de saúde (problema este que, apesar de não ser confirmado pelos médicos oficiais, o tornava um soldado abaixo da média, com reclamações de dores no peito, cansaço etc). Porém, a história deixa claro que estes dois soldados não tinham a intenção de cometer este crime, mas eles estavam apenas cumprindo ordens superiores para executar uma punição extraoficial com fins educativos chamada de "código vermelho" (onde teoricamente, os soldados apenas iriam cortar o cabelo de seu colega). O advogado de defesa consegue provar isso através do testemunho e admissão do próprio coronel que havia ordenado esta correção. Ao admitir isso no momento de calor e histeria do tribunal, o coronel acaba caindo na armadilha do advogado e tem sua prisão ordenada. Apesar dos soldados terem sido declarados inocentes do assassinato, foram condenados por conduta militar inadequada.
Filme muito bom, um clássico, a forma como no começo eles fazem achar que a culpa é dos soldados e depois mostram como os chefes que ordenaram isso, talvez a melhor atuação do tom Cruise, demi Moore tava espetacular no filme tbm e o Jack Nicholson dando aula excelente filme. Nota:
Um dos meus filmes favoritos. Dos tempos em que o cinema não era apenas "linha de produção". Bem escrito, bem dirigido, atuações excepcionais e uma trama que agarra o espectador. Assisti na época do lançamento e guardo ótimas lembranças. A abertura do filme é um show à parte!
História ótima- mensagem otima- atuação dos atores otima- uma crítica muito boa a tirania dos militares.Para se ter honra não é preciso ter divisas na manga só é preciso ser humano ,ter bom senso e ser democrático.
Esse filme é um clássico. É um daqueles cujo tema é bom, mas que se não for bem trabalhado, pode se tornar bastante clichê. Mas graças a um ótimo elenco, o filme cresce - Jack Nicholson pouco aparece, mas quando aparece, brilha. Ótima direção e ótimo roteiro, vale a pena pontuar. O diálogo de Tom Cruise e Jack Nicholson no tribunal fica marcado como um dos grandes discursos da história do cinema.
Questão de honra é um clássico dos anos 90 indispensável. Dinâmico, equilibrado, engajado e bem pensado, torna-se facilmente uma experiência ótima.
O filme vai se debruçar sobre o julgamento do um assassinato ao mesmo tempo em que trata de temas como a relação dos subordinados no exercício com quem está numa posição hierarquicamente superior. Além é claro do tema HONRA
A cena da "coreografia" militar e a fala "Você não aguentaria a verdade" entraram pra história do cinema. O roteiro de Aaron Sorkin está incrível com um olhar especial pros diálogos sempre inteligentes, característica do roteirista. A atuação do Jack Nicholson, indicado ao Oscar, é espetacular, sendo incisivo nas cenas onde participa. Demi Moore e Tom Cruise tbm não estão ruins, aqui é o filme onde o Tom Cruise finalmente consegue se desvincular de sua fama de "galã" pra assumir papéis mais complexos.
Tecnicamente é arrebatador, a trilha é espetacular, a direção de arte é bem trabalhada. O único ponto que destaco negativamente e que fez que eu não desse as 5 estrelas é que vejo o filme um Oscar bait em algumas cenas que decaem para o melodrama com frases de efeitos em algumas cenas, "uma chuva" numa cena mais dramática em outra. É um drama clássico redondinho e bem feito com uma crítica social por trás e que deixa uma moral pra quem assiste. Acima da média!
Filme simplesmente fantástico, levando em conta o militarismo americano, superiores que se enchem de auto estima decidindo o futuro de jovens soldados que são por lei obrigados a executar ordens sem exitar nem questionar.
Um filme incrível! Elenco poderoso, Tom Cruise, Demi Moore, Kevin Bacon e o monstro sagrado Jack Nicholson, sendo ele indicado ao óscar, sem contar o absurdo de Tom não ter sido indicado, esteve ótimo em diálogos intensos e bem dirigido, este filme ainda teve outras indicações como o prêmio principal de melhor filme. Roteiro impecável, fotografia e parte técnica ótimas. Questão de honra é sem sombras de duvidas Top 10 dos anos 90.
FIlme muito bom. Daqueles filmes que, com certeza, fica sempre nos top 20 de qualquer lista. O desfecho é sensacional. Atuações impecáveis, como já de costume de Tom Cruise e Jack Nicholson: digno de seus nomes.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade