Machuca
Pôster de Machuca
Data de lançamento desconhecida | 1h 56min | Drama
Direção: Andrés Wood
|
Usuários
4,0 46 notas, 6 críticas
Meus amigos
--
Avaliar :
0.5 Horrível
1 Muito ruim
1.5 Ruim
2 Fraco
2.5 Regular
3 Legal
3.5 Bom
4 Muito bom
4.5 Ótimo
5 Obra-prima

Sinopse

Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é seguro por trás e um deles manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.

Imagem da notícia O premiado filme chileno Violeta Foi Para o Céu estreia no Brasil
NOTÍCIAS - Lançamentos
quinta-feira, 7 de junho de 2012
foto de Ariel Mateluna
Personagem : Pedro Machuca
foto de Manuela Martelli
Personagem : Silvana
foto de Aline Küppenheim
Personagem : María Luísa Infante
foto de Francisco Reyes
Personagem : Patricio Infante

Críticas dos usuários: eles gostaram

As melhores e mais úteis críticas
4,5
Enviada em 12 de abril de 2020
O filme mostra a grande tensão entre direita/esquerda e, ao mesmo tempo, toda a violência pós-golpe. A abordagem do contexto sócio-político, por meio de duas crianças e suas famílias, poê a nu a grande desigualdade existente no Chile na época. É Importante destacar que o filme não se furta a denunciar toda aquela covardia feita pelos militares chilenos no golpe e após ele, tanto o bombardeio do palácio governamental, quanto a ...
Leia Mais
5,0
Enviada em 28 de março de 2021
Uma bela obra chilena bem desconhecida no Brasil. Trata-se da história de um garoto (Pedro Machucca) que vive na periferia de Santiago e passa a estudar em um colégio renomado graças à oportunidade dada a garotos pobres pelo padre que o administra. Durante o filme, diferenças sociais e de percepção do contexto do país nos dias que antecederam o início da ditadura chilena são escancarados. Vale a pena conferir.
5,0
Enviada em 23 de fevereiro de 2020
Um filme delicado e ao mesmo tempo pungente. Reconstituição histórica bem cuidada e originalidade do enredo são pontos altos, além das ótimas interpretações infantis e do ator que representa o diretor do colégio.
4,0
Enviada em 21 de maio de 2021
Filme muito bom, além de ser educativo por mostrar o que aconteceu no Chile na década de 70 aos olhos de duas crianças completamente opostas. O filme me tocou muito, a fotografia cinza mostra bem a melancolia e divisão entre classes na época. spoiler: O final do filme que mostra a volta dos militares, a pedido de boa parte da população, é bem elucidativa em mostrar que não faz sentido usar a liberdade para pedir o fim dela. Medo de ser ...
Leia Mais

Vários

- Foi o representante do Chile ao Oscar de melhor filme estrangeiro.- O orçamento de Machuca foi de US$ 1,5 milhão.

Detalhes técnicos

Distribuidor -
Ano de produção 2003
Tipo de filme longa-metragem
Curiosidades 1 curiosidade
Orçamento -
Idiomas Espanhol
Formato de produção -
Cor Colorido
Formato de áudio -
Formato de projeção -
Número Visa -

Mais filmes : Melhores filmes do ano 2003, Melhores filmes Drama, Melhores filmes de Drama de 2003.