Machuca
    Você assistiu Machuca ?

Éleéfe P
    Éleéfe P

Enviada em 12 de abril de 2020
    O filme mostra a grande tensão entre direita/esquerda e, ao mesmo tempo, toda a violência pós-golpe. A abordagem do contexto sócio-político, por meio de duas crianças e suas famílias, poê a nu a grande desigualdade existente no Chile na época. É Importante destacar que o filme não se furta a denunciar toda aquela covardia feita pelos militares chilenos no golpe e após ele, tanto o bombardeio do palácio governamental, quanto a perseguição aos comunistas/socialistas e suas famílias. Filme imperdível!
    Emerson
    Emerson

Um filme maravilhoso. Mostra todo o clima de tensão que existia no Govevrno Allende.Mas o que me encantou em 'Machuca" não foi a política, mas sim a história de amizade e descobertas dos jovens amigos de classes diferentes. Aparte do beijo-doce-de-leite me encantou, cenas realmente lindas, nas quais vemos a adolescência viva.
    Lucas Costa
    Lucas Costa

Enviada em 28 de março de 2021
    Uma bela obra chilena bem desconhecida no Brasil. Trata-se da história de um garoto (Pedro Machucca) que vive na periferia de Santiago e passa a estudar em um colégio renomado graças à oportunidade dada a garotos pobres pelo padre que o administra. Durante o filme, diferenças sociais e de percepção do contexto do país nos dias que antecederam o início da ditadura chilena são escancarados. Vale a pena conferir.
    Flávio Lula Prieto da Silva
    Flávio Lula Prieto da Silva

Enviada em 23 de fevereiro de 2020
    Um filme delicado e ao mesmo tempo pungente. Reconstituição histórica bem cuidada e originalidade do enredo são pontos altos, além das ótimas interpretações infantis e do ator que representa o diretor do colégio.
    daniela barbosa
    daniela barbosa

Enviada em 21 de maio de 2021
    Filme muito bom, além de ser educativo por mostrar o que aconteceu no Chile na década de 70 aos olhos de duas crianças completamente opostas.
    O filme me tocou muito, a fotografia cinza mostra bem a melancolia e divisão entre classes na época.
    spoiler: O final do filme que mostra a volta dos militares, a pedido de boa parte da população, é bem elucidativa em mostrar que não faz sentido usar a liberdade para pedir o fim dela. Medo de ser um spoiler do Brasil de 2021.
    Roges Neri
    Roges Neri

Enviada em 30 de agosto de 2023
    Filme incrível. Mostra como o governos totalitários de direita puxados por militares são nefastos em todos os países que ocorreram os golpes. Alemanha, Chile e Brasil. A mais valia é sempre levada aos extremos. No filme Machuca, ao questionamentos que maças não podem ser cuidadas ao lado de perâs mostra como é explicito a violência da exclusão social. O lock dow que os empresários liberais fazem para desencadear as revoltas também são bem destacadas no contexto do filme. Está realidade não está distante, é assunto atual em nossas sociedades. Ainda não é valorizado o ser humano, tudo é mais-valia.