As Aventuras de Pi
    • New York Times
    • A Tarde

Chicago Sun-Times

por Roger Ebert

"As Aventuras de Pi" é um milagre do cinema em termos de roteiro, e um marco no que diz respeito aos efeitos visuais.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinepop

por Wilker Medeiros

Impressionante visualmente e impecável em seu argumento. Ang Lee nos brinda com uma obra prima contemporânea.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Em "As Aventuras de Pi", a tecnologia nas mãos de um cineasta sensível foi capaz de dar vida a algo que seria inconcebível há pouco tempo. [...] O filme é maravilhoso.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

A fita é extremamente corajosa, não apenas do ponto de vista narrativo, mas também do ideológico, abraçando diferentes crenças e trabalhando com um estilo de montagem tão particular quanto a fé do personagem-título.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

CineClick

por Daniel Reininger

Ang Lee usou o que há de melhor em tecnologia para criar uma das experiências visuais mais espetaculares do cinema em "As Aventuras de Pi".

A crítica completa está disponível no site CineClick

Diário de Pernambuco

por A redação

A primeira incursão do cineasta taiwanês no 3D é um convite a pensar sobre o poder da memória. [...] "As aventuras de Pi" é um filme sobre a capacidade de crença cada um.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Se "As Aventuras de Pi" parece um filme inteiramente satisfatório, isso se deve não tanto ao 3D quanto à sensibilidade de Ang Lee para se aproximar dos fatos da natureza ...

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Gazeta do Povo

por Paulo Camargo

Ang Lee, um habilidoso e sensível contador de histórias, que sempre está a discutir os limites entre o dever e o desejo, cria um espetáculo deslumbrante, que não economiza efeitos visuais ...

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

"As aventuras de Pi" é uma fábula sem moral, ou antes, uma fábula cuja moral é simplesmente a necessidade que temos de acreditar na ficção como meio de enfrentar a dureza e a opacidade do real.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Omelete

por Marcelo Forlani

Todo este esmero digital e a boa utilização do 3D levam a uma imersão completa também nos cinemas. O final, porém, me pareceu simplista demais em comparação ao livro.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rolling Stone

por Christian Petterman

O best-seller de realismo mágico "A Vida de Pi", de Yann Martel, transformou-se em um verdadeiro tour de force do cineasta Ang Lee, resultando em grandioso espetáculo cinematográfico.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Sabem o que deixa feliz? É que o cinema de hoje em dia tenha ainda espaço para uma fabula filosófica como Pi, alegórica ou não, imperfeita que seja. Mas sem dúvida um dos poucos e grandes filmes interessantes do ano.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Howard Feinstein

"As Aventuras de Pi" é tanto uma fábula infantil à moda antiga quanto uma demonstração do uso da tecnologia. Mas acima de tudo, [...] o filme é uma incursão criativa na arte de contar histórias.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Tom Shone

"As Aventuras de Pi" é um filme agradável, e sintetiza muito bem o princípio que permeia toda a carreira de Lee: o minimalismo é sempre mais profundo.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Justin Chang

Esta belíssima adaptação da saga de Yann Martel é encantadora, mesmo se a construção da fábula e seu visual impecável transmitem uma história pouco envolvente.

A crítica completa está disponível no site Variety

Veja

por Isabela Boscov

Eu nunca vi um uso tão magnífico do 3D. [...] As imagens são tão maravilhosas [...] Eu não sei se curto muito os significados simbólicos e alegóricos do filme, mas eles não deixam de ser interessantes.

A crítica completa está disponível no site Veja

Cineplayers

por Heitor Romero

Apesar do teor religioso presente em seu cerne, em especial por conta do conteúdo do livro em que se baseia, "As Aventuras de Pi" acaba se mostrando mais válido quando aposta em outros temas.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Neusa Barbosa

Um dos pontos altos de "As aventuras de Pi" é a beleza visual estonteante, resultado do trabalho refinado do supervisor de efeitos especiais Bill Westenhofer e do diretor de fotografia chileno Claudio Miranda.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

O cineasta realiza sua obra mais poética, e vai deixar até James Cameron ("Avatar") boquiaberto com o mundo de cores, luzes e efeitos que criou com o CG e o 3D.

A crítica completa está disponível no site Preview

O Globo

por André Miranda

"As aventuras de Pi" capricha nos efeitos e nas cores para preencher a fantasia do personagem. [...] Mas, fora o visual, o filme não ousa na dramaturgia nem vai muito além da história edificante ...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

O que sustenta "As Aventuras de Pi", na verdade, é a arte de contar uma história, a diferença entre a história verossímil e a inverossímil, a distância entre o real e o fantástico ...

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Télérama

por Samuel Douhaire

Visualmente, "As Aventuras de Pi" é uma maravilha [...] Quanto ao roteiro, no entanto, a mistura dá indigestão, e não apenas pela "filosofia" new age à la Paulo Coelho e pelas frases de auto-ajuda proferidas o tempo todo em voz off.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Zero Hora

por Daniel Feix

Se há algo questionável em "As Aventuras de Pi" é a eficácia dessa premissa. O filme pode ser plasticamente deslumbrante, mas isso não significa que suas imagens correspondam à pretensão dramática.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Chronic'art.com

por Vincent Garreau

O espetáculo é inegavelmente belo, mas é difícil de acreditar nele, [...] porque o tigre não é um tigre, é um bichinho de pelúcia. Evidentemente a fera é digital (um trabalho incrível), mas é chato ver nos olhos dela, desde o início, uma expressividade antropomórfica exagerada.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

New York Times

por A. O. Scott

O filme te convida a acreditar em todos os tipos de maravilhas, mas ele também te faz duvidar do que você vê com seus próprios olhos - e no final, você duvida se viu o que quer que seja.

A crítica completa está disponível no site New York Times

A Tarde

por João Carlos Sampaio

As impressões metafísicas cuspidas pelos diálogos são de uma superficialidade que beira o ridículo, estão lá flutuando indecisas diante de um filme com potencial para ser apenas (e já seria muito!) uma boa obra de aventura.

A crítica completa está disponível no site A Tarde