Old Boy
    Você assistiu Old Boy ?

Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 4 de setembro de 2013
    Quando cheguei ao final desse filme apenas fiquei me culpando por ter demorado tanto tempo pra assisti-lo. Deus do céu, que obra-prima que Chan-wook Park concebe aqui! O filme é tão perturbador quanto lindo. A direção é sensacional, as reviravoltas do roteiro são de tirar o fôlego e, não sei nem se é precipitado pra dizer, mas é um dos melhores trabalhos de montagem que eu já vi num filme. TUDO absolutamente perfeito. Sem falar da trilha-sonora que dá o tom de cada cena, cada momento, que já não bastasse ser muito impressionante pelo roteiro, transforma-se em quase uma apoteose por conta dos temas usados. O inacreditável é como o filme consegue nos fazer compreender todas as partes envolvidas, mesmo com vingança pra tudo quanto é lado. E falar qualquer coisa é spoiler. Basta saber que cada cena, cada diálogo colocado no filme tem sua razão de existir. E um dos principais pontos, pra mim, foi a forma com que Park trata a violência de seu roteiro aqui. Ela existe, em demasia, estamos falando de uma história muito sangrenta, mas jamais é gráfica ou feita para chocar quem tá assistindo. O que choca é a situação, e não a violência em si. Muitos cineastas atuais, que fazem o exato contrário, tinham mais é que pegar umas aulinhas de como fazer um filme violento sem que pareça forçado.

Diria que Oldboy entrou tranquilamente para os meus filmes favoritos da década de 2000. Shame on me por ter adiado tanto a conferida deste aqui.
    Marcos.Sales
    Marcos.Sales

Enviada em 16 de julho de 2013
    Perturbador e surpreendente com uma trama que beira a inacreditável, a cada reviravolta na historia o filme não de ti chocar em nenhum segundo.
    Marcio S.
    Marcio S.

Enviada em 11 de junho de 2013
    Este filme sul-coreano ganhador do Grande Prêmio do Júri em Cannes 2004 demonstra como o cinema neste país se beneficiou na libertação do controle estatal, amadurecendo e começando a chamar atenção internacional. Um filme violento que apesar de alguns problemas é interessante.
    Oh Dae-Su (Choi Min-Sik) é preso durante quinze anos, aparentemente sem motivo, por uma pessoa que ele não sabe quem é. Quando sai, após ser enclausurado como um animal, só consegue pensar com seu instinto mais feroz e assim buscar vingança contra seus agressores. Sua esposa foi assassinada, ele apesar de desaparecido é acusado de ter a matado. Ele ainda tem uma filha que após esses quinze anos não faz idéia de onde ela está. Depois desse tempo, quando ele é libertado acaba encontrando ajuda em uma garota que trabalha em um restaurante. Passamos a acompanhá-los passo a passo até descobrirmos o motivo de Oh Dae-Su ficar preso tanto tempo.
    O diretor Chanwook Park faz com que vivenciamos um mundo de violência e através de um roteiro nem tanto promissor nos apresenta uma história em que poucas vezes vi um personagem tão humilhado. Consegue em algumas cenas realizar metáforas visuais como a cena em que um personagem é jogado de um lado para o outro quebrando vidros aqui e ali. Algumas cenas fazem com que a história seja impulsionada para frente, porém há algumas cenas mal desenvolvidas como uma luta logo após Oh Dae-Su ser libertado que para mim não faz sentido. Sem contar que aceitar que ele tenha se tornado um exímio lutador nesses quinze anos parece absurdo. Em algumas cenas seguintes ele parece imortal e a luta de um contra todos foi mal coreografada, pois tem hora que um soco passa longe de nosso protagonista. Essa tese que parece ser sugerida nestas cenas vai por água a baixo no decorrer do filme.
    Uma idéia interessante é levantada. A do grão e principalmente o que na essência o filme sugere. Viver a verdade às vezes é dolorido demais. De essa maneira viver uma mentira é essencial para continuar vivo. E se a tese é esta, apesar de Oh Dae-Su conseguir viver aqueles quinze anos infernais, nosso guerreiro nunca poderia se tornar um verdadeiro herói. E é assim que por fim a tese é completada. Ao final em minha opinião essa tese é comprovada e temos um final que apesar de demonstrar covardia é corajoso.
    João Batista F.
    João Batista F.

Enviada em 8 de abril de 2013
    Um dos filmes mais aterrorizantes que eu já assisti, e não digo isto pelo sangue, pela ação e pela trama em boa parte do filme. Digo pelo final EXTREMAMENTE SURPREENDENTE e chocante que tem este filme..Não desista no meio do filme por ele ser meio "drama-psíquico", continue e sinta como algumas coisas podem ser desesperadoras!
    Matheus S.
    Matheus S.

Enviada em 28 de janeiro de 2013
    Oldboy pode parecer sem sentido e até tedioso em boa parte do seu início. Mas se encoraje e siga até o final, ou você vai deixar de assistir um filme fantástico!
    Fantástico é uma palavra simples para classificar esse filme. Isso porque ele tem um misticismo estranho, misterioso e envolvente, dando um estilo diferenciado ao filme. Por essa parte quem fica com o mérito é o diretor Park Chan-wook, que criou uma aura única para o filme, e conduzindo-o por uma linha tênue sem nunca perder o ritmo. Mas mesmo com essa direção privilegiada o grande trunfo do filme é o roteiro! Diferente, criativo, envolvente, aterrorizador e arrepiante são apenas algumas palavras para classifica-lo. Mas além de ser extremamente emocionante o roteiro tem o mérito de continuar sempre muito bem estruturado e confuso a medida certa (uma tarefa difícil levando em consideração os numerosos flashbacks existentes nele).
    Só com essas duas descrições dá para notar a maravilhosa obra que é Oldboy, capaz de agradar tanto aqueles bons cinéfilos fãs de filmes “pensativos” como aqueles que só procuram cenas de ação alucinantes.
    Biel81
    Biel81

Enviada em 13 de janeiro de 2013
    Filmaço. Original, incômodo, diferente, cru, brutal e sem os clichês de Hollywood. O melhor filme de vingança que eu já vi (acho que o melhor já feito). Porém o final não é perfeito... É MAIS DO QUE PERFEITO!!!
    Dienifer S
    Dienifer S

Enviada em 10 de janeiro de 2013
    O filme é EXCELENTE!!! É uma dos melhore filmes que eu já vi, é um filme muito original que contém ação, drama, suspense. Os personagens do filme são apaixonantes, o final é surpeendente. O filme todo é muito bem bolado. Eu SUPER RECOMENDO esse filme. O filme é um pouco pesado, mas é simplesmente brilhante.
    carlos_alberto_09
    carlos_alberto_09

Park Chan-wook, é o nome do diretor que nos presentiou com este filme surpreendente. A violência e a música clássica já mostraram que são uma boa combinação quando usadas da forma certa, e este filme mostra mais uma vez como utilizar este recurso. Recomendo para todos que gostam de cinema, nem que seja para críticar é uma obrigação assisti-lo!
    wesleyaxe
    wesleyaxe

Definitivamente não é o meu estilo de filme. Tenho que concordar que tem um final muito surpreendente, é violento e bem construído, méritos pro filme. Sem desmerecer a obra, mas eu achei muito longo e confuso em algumas cenas, todo o começo do filme até o meio, depois continuei a assistir por insistência mesmo. Há quem goste, eu não me simpatizei com esse filme, apesar de surpeender.
    Esse filme é doentio. O mais doentio que já assisti até hoje.
    Nem era pra eu me impressionar, pois assisto a animes japoneses do gênero, e na minha opinião, oldboy rola numa plataforma de anime, talvez seja até uma adaptação, assim como death note.

A trama do filme obviamente é bem montada, final surpreendente sem deixar brechas para que ninguém chegue perto de advinhar (exatamente no estilo de "encurralados" com Pierce Brosnan).
    No desenrrolar do filme, há muito exagero, como investigações triviais que surtem efeito (só pra reforçar, não é filme policial).

Embora a surpresa do final inesperado seja valiosa, alguns dos recursos utilizados para se chegar a tal são no mínimo questionáveis e ao mesmo tempo pífios, para aqueles que são mais detalhistas.

A verdade é que não me diverti com esse filme, não foi nenhuma distração agradável nem ao menos algo construtível. Mais uma vez, digo que tiro o chapéu para o fim da trama, mais vai ter que assistir um filme bem chato e longo até chegar lá...
    Mas eu não o menosprezo, pelo contrário, até recomendo, pois como podem ver esse filme já tem uma grande legião de fãns...
    Gosto é gosto, afinal esse é clichê mais valioso aqui do AC!